A artroscopia do ombro é uma técnica moderna e minimamente invasiva no tratamento de diversas patologias
A artroscopia do ombro é uma técnica cirúrgica inovadora no tratamento dos problemas desta articulação. Trata-se de um avanço da ciência muito importante, um verdadeiro marco na história da ortopedia mundial. Com o uso da artroscopia foi possível diagnosticar doenças ortopédicas articulares antes desconhecidas, bem como avançar e modernizar as formas de tratamento de muitas outras.
Um breve histórico…
Os primeiros passos se deram entre 1917 e 1930, com o desenvolvimento de uma forma de visualizar o interior do joelho por meio de uma ótica. Na época, realizava-se a inspeção interna da articulação através de um “canudo” com um sistema de lentes no seu interior. Foi apenas a partir de 1980 que ocorreu o desenvolvimento das técnicas modernas para diagnosticar e tratar as doenças do ombro. No Brasil, a artroscopia do ombro foi realizada pela primeira vez por um médico gaúcho, o Dr. Ivo Schmiedt , e ele apresentou a nova técnica no Congresso Brasileiro de Ortopedia de 1982.
Artroscopia = Artro (articulação) + Escopia (inspeção, exame visual)
- Uma das primeiras óticas criadas
- Melhora das óticas.
- Endoscópico mais avançado.
Como é feito e o que é a artroscopia do ombro?
A cirurgia artroscópica pode ser realizada somente em ambiente hospitalar de médio ou grande porte. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo que envolve anestesia (geral ou com bloqueios regionais) e uma série de equipamentos inovadores de captação de imagem. Na artroscopia do ombro, a ótica e câmera (“os olhos do cirurgião”) e as pinças (“mãos e dedos”) são introduzidos por pequenas incisões (cerca de três a cinco) de 0,5 a 1cm. Isso permite acesso ao interior do ombro sem grandes cortes, ou seja, a musculatura fica preservada.
Clique aqui caso queira entender um pouco mais sobre os riscos cirúrgicos.
Veja aqui alguns sintomas que pedem sua atenção.
Quem são os profissionais habilitados?
A cirurgia realizada por artroscopia é um dos maiores progressos da medicina ortopédica do último século. Evidentemente, por apresentar uma curva de aprendizado para os doutores, a implementação, no início, sofreu alguma resistência. É preciso, para fazer a cirurgia, a realização do mesmo procedimento dezenas de vezes antes de se tornar cirurgião capacitado independente. Por isso, recomendo que procure sempre um médico qualificado com reconhecimento pelas sociedades de classes como a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo.
Para que serve a artroscopia do ombro?
- Uma das primeiras artroscopias, realizada em 1917 pelo Dr. Eugen Bicher-joelho
- Artroscopia na atualidade – equipamentos de alta tecnologia
A artroscopia do ombro permite a realização de diversos procedimentos, sendo uma arma valiosa na medicina esportiva. Veja só a lista enorme de cirurgias que podem ser realizadas por esta técnica:
- artroscopia diagnóstica
- tratamento cirúrgico da lesão do manguito rotador
- descompressão subacromial e acromioplastia
- tratamento cirúrgico da luxação recidivante do ombro
- tratamento cirúrgico de algumas fraturas do úmero proximal ou da glenóide
- tratamento de lesões labrais e lesão de SLAP
- tratamento cirúrgico da tendinite calcária do ombro
- bursectomia
- tenodese do cabo longo do bíceps
- outras articulações: tratamento cirúrgico das epicondilite (lateral ou medial), reconstrução ligamentar do joelho, meniscectomias etc.
Veja aqui um exemplo de artroscopia do ombro
Vídeo explicativo de como é usada a artroscopia do ombro no tratamento da lesão do manguito rotador.
Você tem alguma dúvida, fique a vontade para escreve-la nos comentários. Tão logo seja possível, responderei as questões.
Veja aqui alguns sintomas que pedem sua atenção.
Abs.
Dr. Gustavo Borgo
Doutor, boa noite!
No reparo do supraespinhal são feitas 3 incisões? A cicatriz fica muito grande? Quais são os locais das incisões?
Agradeço desde já!
O reparo do manguito rotador pode ser realizado por via aberta ou artroscoÓpica. Na primeira é feita uma via cirúrgica (1 corte) que pode variar dependendo da lesão tendínea e do biotipo do paciente. Já a segunda técnica é realizada por meio de portais de cerca de 1 a 2cm, podendo variar muito em número (em geral são necessários 3 ou 4 portais).
Boa sorte
Boa noite Dr Gustavo
Estou com rotura do manguito rotador com cirurgia marcada,mas não estou tranquila,meu médico falou que a anestesia será por bloqueio,por favor o Dr ,pode me explicar? Tenho 61 anos.
Agradeço atenção.
O bloqueio refere-se a uma anestesia local feita nos ramos nervosos localizados na região cervical. É uma técnica utilizada para diminuir do no pós-operarorii imediato. Há riscos que apesar de raros devem ser considerados como lesão neurológica, vascular, ou mesmo dor devido a falha na resposta aos agentes anestésicos.
Tire suas dúvidas antes da cirurgia. Procure uma segunda opinião se estiver insegura.
ABS
Dr. Gustavo Borgo
Boa tarde, tenho 45 anos Dr tive uma queda de moto em 2009 fraturei a clavícula esquerda no terço médio,onde na época foi indicado tratamento conservador com tipóia e oito posterior,que levou para calcificar 10 meses. Final de julho último, outro acidente de moto,fraturei a clavícula esquerda na região Distal em dois lugares próximos ao ombro,onde foi indicado cirurgia que fiz agora dia 5/10 com colocacao de pino cirúrgico e fios,o cirurgião disse que apos 3 meses e que vai ser retirado.Ocorre que por ter apenas oito meses em novo trabalho ,preciso voltar o mais breve,mas lembro do quanto sofri e demorou para finalizar minha calcificação em 2009.Este e o tempo máximo para retirar o pino? Ou também irá depender de minha calcificação?
A resposta para a sua pergunta depende do tipo de material utilizado na última cirurgia. Pelo que está dizendo, parece ser um caso bem diferente do sofrido em 2009. Sugiro que tire suas dúvidas em consulta com especialista, ou agende uma segunda opinião.
Boa sorte