O levantamento de peso olímpico e as lesões no esporte: você vai se surpreender!
Muitos imaginam que o levantamento de peso olímpico é uma modalidade esportiva que causa muitas lesões, principalmente na coluna, certo? Errado!
As lesões neste esporte incidem em cerca de 30% dos atletas, e são na sua grande maioria das vezes articulares.
Para a maioria das modalidades olímpicas, as lesões mais comuns são as da coluna e as musculares, mas o levantamento de peso foge à regra. Neste, as articulações são as afetadas em quase 80% dos casos.
Os principais diagnósticos são de entorses, lesões ligamentares ou mesmo luxações completas, com o sem fraturas, e as articulações mais acometidas são:
- Tornozelos – entorses, lesões ligamentares e as osteocondrites (“inflamações” no osso logo abaixo da cartilagem, podem ocasionar descolamento desta).
- Joelhos – osteocondrites, lesões dos meniscos e roturas dos tendões patelar ou quadricipital.
- Cotovelos – luxação.
As roturas e distensões musculares são responsáveis por cerca de 20% apenas dos machucados nesses atletas.
Tivemos esta semana uma fatalidade nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, na qual o atleta armênio Andranik Karapetyan de vinte anos, que disputava a prova na modalidade de 77kg, sofreu grave lesão no cotovelo ao tentar o levantamento de 195kg. As imagens são chocantes e falam por si.

Armênio Andranik Karapetyan
Por que você não deve deixar seu filho realizar treinos com carga excessiva?
Os estudos realizados para estudar essas lesões e suas causas e consequências chegaram a uma conclusão muito importante:
Para a modalidade de levantamento de peso olímpico, o início e especialização precoce (durante a fase de desenvolvimento das articulações) é o fator preditor mais importante de lesão.
Por isso, nunca realize suas atividades físicas sem as orientações de um profissional competente.
Abs
Dr. Gustavo nas Olimpíadas Rio 2016