Tudo o que Você Precisa Saber sobre a Fratura de Clavícula – Fácil e Rápido!
A fratura de clavícula é uma lesão comum em indivíduos jovens, especialmente nos praticantes de esportes e atividades com risco de queda em alta velocidade. Muito frequente em acidentes de moto, queda de bike ou skate, ou esportes de contato (hockey, rugby ou futebol americano).
Há uma diferença importante entre homens e mulheres. A incidência é alta em indivíduos do sexo masculino com menos de vinte anos e em idosos. Já com relação ao sexo feminino, apesar de pouco mais comum em adolescentes e senhoras, não há uma variação tão grande entre as faixas etárias.
Essa diferença entre os sexos se deve ao fato dos adolescentes do sexo masculino sofrerem mais acidentes, principalmente devido aos esportes.
Como ocorre a fratura de clavícula
A fratura de clavícula pode acontecer por dois mecanismos: o indireto e o direito.
O indireto é o mais comum e ocorre quando o trauma na face lateral do ombro for mais forte do que a carga suportada pela clavícula.
Agora, examine a sua clavícula! Verá como ela fica exposta, proeminente e com pouca proteção no tórax, logo acima do músculo peitoral. É por esse motivo que ela está em risco de sofrer lesões também por trauma direto.
Por que a clavícula é tão importante para o membro superior
Negligenciada inclusive por alguns profissionais, a clavícula exerce uma função muito importante para os movimentos do membro superior. É a única estrutura de suporte entre o braço e o tronco (esqueleto axial). Sem ela, todo o braço ficaria “flutuando” no tórax, sustentado apenas por músculos.
Pra que você entenda melhor, imagine agora uma vara de pescador! O pescador simboliza o nosso tronco, e suas mãos firmes, a articulação esternoclavicular.
A clavícula é representada pela vara de pescar, e na sua extremidade a articulação acromioclavicular. Tudo o que permanece “pendurado” (fio, anzol, peixe fisgado) nada mais é do que todo o peso do nosso braço.
E se tirarmos “a vara de pescar” de cena? O ombro funcionaria bem? A falta desse osso no seu estado perfeito diminui a força de elevação do braço. Veja abaixo o porque isso acontece.
Aprenda a tratar a fratura da clavícula
Agora, neste exato momento, você irá aprender como tratar a fratura de clavícula.
Responda a pergunta: Você tem duas varas de pescar, e pretende arremessar a isca e o anzol o mais longe possível. Uma mede um metro, e a outra quatro metros. Qual você pegaria, a maior ou a menor?
Se você respondeu “a maior”, então acertou! De forma inconsciente escolhemos a com o maior braço de alavanca. A vara maior potencializa a energia de lançamento e a isca é lançada mais longe apesar da menor necessidade de força no arremesso.
Pronto! Você acabou de entender de forma fácil e didática um dos mais importantes princípios de tratamento da fratura de clavícula.
Uma das maiores preocupações dos especialistas em ombro na escolha do tratamento dessa fratura é o comprimento da clavícula, e algumas dessas lesões causam a diminuição do comprimento dela. De forma geral, para jovens e adultos, o encurtamento aceito nas fraturas é de no máximo 1,5 a 2,0 cm, e a única forma de corrigir isso é com cirurgia.
O que fazer se suspeita de fratura de clavícula
A primeira medida a ser tomada caso tenha sofrido uma queda sobre o ombro, ou mesmo um trauma direto na clavícula, e esteja com dor, é procurar um médico!
Em alguns casos já é possível fazer o diagnóstico apenas com o exame físico. Mesmo assim, a radiografia simples da clavícula deve ser realizada, confirmando a suspeita e indicando o tratamento. Outros exames raramente são necessários.
- Exame físico
- Imobilização indicada
A próxima medida é a imobilização do membro com uma tipóia de suporte. A partir daí, vários fatores serão considerados para a decisão final de tratamento.
Formas de tratar a fratura de clavícula
Podemos dividir esse osso em 3 porções:
- terço proximal (próximo ao tórax e articulação esternoclavicular)
- terço médio
- terço distal (próximo ao ombro e articulação acromioclavicular)
Em 80-85% das vezes, as fraturas ocorrem no terço médio. A grande maioria delas pode ser tratada de forma não operatória. Exceção à regra são os casos onde o encurtamento é maior do que 2cm, ou quando não há contato ósseo entre os fragmentos.
- fratura de 1/3 médio da clavícula
- fratura do 1/3 distal da clavícula
As fraturas do terço proximal também são de tratamento não operatório na grande maioria das vezes.
Já as fraturas do terço distal, por acometerem a articulação acromioclavicular e os ligamentos do ombro, são na grande maioria dos casos tratadas com procedimento cirúrgico. Há diversas técnicas e possibilidades de tratamento de acordo com as lesões associadas, e isso deverá ser discutido com o seu médico.
Quanto tempo dura o tratamento da fratura da clavícula?
A cicatrização do osso (consolidação óssea) ocorre de forma gradual e progressiva. Em geral, é preciso seis semanas a dois meses para que o foco de fratura já esteja firme. As atividades físicas de impacto são mais seguras de serem realizadas a partir de seis meses, pois é a partir daí que o risco de re-fratura é menor.
O tratamento cirúrgico não antecipa a consolidação.
O tratamento cirúrgico não antecipa a consolidação, mas a fixação utilizada permite que o paciente possa retirar a tipóia e iniciar a movimentação do ombro em menor período de tempo. Isso se deve ao fato da fixação “segurar” os ossos no lugar enquanto o processo de consolidação avança. Todo paciente deve seguir as recomendações do médico que o operou.
Doutor, vou ficar normal depois do tratamento?
A grande maioria dos pacientes recuperam as funções normais após o tratamento. O índice de retorno as atividades físicas habituais é grande, incluindo os esportes mais exigentes.
Os principais fatores determinantes do resultado final dependem das características da fratura, do acidente, do paciente e da escolha do tratamento. Os que podem piorar o resultado são:
- idade avançada
- fratura em muitos “pedaços” (fragmentação óssea grave)
- desvio importante dos fragmentos ósseos da fratura (falta de contato ósseo)
- demora no início do tratamento (mais de 1 semana)
- acidentes de alta energia (acidentes de carro, queda de moto…)
Os bons resultados aparecem quando as recomendações médicas são seguidas rigorosamente, e a reabilitação é feita de forma correta e no tempo adequado.
Envie suas dúvidas!
Comente o que achou do post!
DR meu filho fraturou a clavicula e fez cirurgia no dia 09/08 nove dias apos a cirurgia ele movimentou o braço e veio a praticamente perder a cirurgia o seu osso apontou na parte de traz do ombro o cirugiao que fez me disse para esperar ele fazer 13anos de idade ele tem 10 anos ele disse que nao vale a pena fazer outra cirurgia e ele vai fica com esse defeito no ombro o osso saltado para cima minha preocupaçao e com o futuro dele e suas limitaçoes a cirurgia foi feita com sutura no osso
Olá Simone
Bom dia.
As avaliações médicas só podem ser feitas mediante consulta física. São as normas do Conselho Federal de Medicina, e a melhor conduta dentro da prática médica de forma ética. A consulta física serve justamente para entendermos o paciente, suas individualidades, personalidade de suas doenças, para aí sim dar a nossa opinião de quais as melhores opções terapêuticas.
Recomendo que tire suas dúvidas com seu médico, ou procure a opinião de outro especialista caso prefira ouvir uma segunda opinião.
Agradeço o comentário e espero que aproveite o conteúdo do site.
Dr. Gustavo
muito obg doutor
Olá Dr, eu quebrei minha clavícula a 4 meses, ainda sinto um leve desconforto rm alguns movimentos, será normal isso?
Doutor bom dia fis a cirurgia da cravicula teve que colocar fio e normal ficar mole o fio???
Não é normal. Procure o ortopedista para ser examinado.
Não e normal o pino ficar mole não ,então porque está mole? ?
Meu retorno ao ortopedista e dia 08/09 ?mais quando o fio fica mole e porque está colando o osso ?????
ele vai tira os ponto dia 25/08
Boa nnoite..Me chamo Thiago
eu tenho um problema na minha clavícula que se chama síndrome da escapula alada,eu tive esse problema na hora do meu parto,até os meus 14 anos não aparecia nada mais com os meus 16 anos já começou a aparecer um osso maior na minha clavícula sai comecei a procurar os médicos mais na época Eles falaram para Meus pais que seria uma cirurgia muito arriscada por eu ser muito novo que era para mim chegar até os 25 anos e que não poderia passar dos 3o anos ,aqui na minha cidade já fui em um médico mais ele me disse que não tem essa cirurgia,esse é meu maior sonho pois sinto uma dor 24 horas por dias não existe posição para dormi e nem para sentar,comecei a pesquisar e vi que vc é formado em ortopedia e especialista em clavículas,gostaria de saber se não conseguiria uma avaliação sobre meu problema…
Obg Boa noite
Fico aguardando o seu contato
Boa noite..meus pais disseram que isso aconteceu na hora do meu parto que quando eu era nenê eu chorava muito aí eu fui crescendo e começaram a notar que eu tinha um ombro maior que o outro ai foram até as de soluções mais como eu era muito novo eles não quiseram me operar pois seria uma cirurgia muito arriscada para mim por ter pouca idade;
Quando eu tinha 16tanos sentia uma dor muito forte na minha clavícula só que não dava para ver nada pois eu era muito gordinho quando completei 18 anos
Me levaram nos especialista aí eles me disseram que eu tinha que fazer cirurgia mais naquela idade que eu estava era muito arriscado para mim,quando eu completasse 25 anos poderia fazer cirurgia pois não iria estar mais na fase de crescimento,gostaria de fazer uma avaliação com um cirurgião para que ele possa avaliar meu caso,eu tenho esse sonho de fazer cirurgia pois a dor é 24 horas se caso o médico da clínica não for especialista por favor me ajudem eu encontrar pois quero viver mais feliz….
Eu tenho o plano do Ipsemg..
Olá Thiago, tudo bem?
Li seus dois comentários, e vou respondê-los por aqui.
A escápula alada pode ser decorrente de diversos problemas, musculares ou neurológicos. A avaliação de um especialista em ombro é fundamental para um diagnóstico e decisão de tratamento corretos. Para que possamos estudar o seu caso é necessário uma avaliação detalhada, que inclui a história clínica (semelhante a que você contou, mas com mais perguntas e respostas específicas e direcionadas pelo médico), o exame físico completo e o estudo dos exames realizados (bem como a solicitação de novos caso seja necessário). Isso só é possível de ser realizado em um consultório médico. De qualquer forma, devido ao seu interesse pelo tema, e o provável desconhecimento da maioria das pessoas, me sinto engajado a produzir um post sobre o assunto. Em breve, outros poderão ler e se esclarecer um pouco mais. Com relação a sua necessidade, indico que agende uma consulta para avaliação detalhada.
Abs
Bom dia Dr.
Sofri um acidente de moto no dia 14 de outro. foi encaminhado para o setor de emergência da minha cidade onde fiz um raio x e como não tinha ortopedista de traumatologista nesse foi encaminhado para outro onde foi atendido. Eu foi atendido e diagnósticado que tinha sido apenas um trauma, porém após 17 dias comecei a suspeitar que não tinha sido apenas trauma e comecei a pesquisar um pouco sobre o assunto na internet. Suspeitando já do que poderia ter acontecido com meu ombro refiz meu raio x e fui em um hospital particular fazer uma consulta com outro ortopedista especialista em ombro e clavícula aí veio a notícia que eu tinha uma luxação acrômio clavícula onde os ligamentos de suporte tinha rompido e o meu ombro havia baixado . O mesmo me encaminhou para cirurgia. Gostaria de saber como fica a recuperação de um trauma dessa magnitude e em média quanto tempo vou ficar parado ?
Olá Helito tudo bem?
Primeiramente obrigado por comentar aqui no post.
A luxação acromioclavicular tem um tempo de recuperação que depende da classificação de gravidade, características de cada paciente, bem como da escolha de tratamento. Para os tipos mais leves (grau 1 ou 2), o período de recuperação costuma ser de 1 a 3 semanas. Para os tipos 3, 4 ou 5 esse tempo pode ser de até 6 semanas de repouso, mais o período de fisioterapia realizado a partir daí. O tempo total de recuperação pode variar muito caso a caso, e só poderá ser previsto mediante consulta médica especializada.
Espero ter ajudado.
Abs. Dr. Gustavo
Sofri um acidente de moto faz 45 dias fui atendido e estou sendo acompanhado em hospital público visto as minhas condições financeiras. Porém no segundo retorno foi verificado q não colou ainda sera q não ira colar sem a cirurgia estou ficando preocupado doutor.
Olá Ronei
Se está se referindo a uma fratura de clavícula, o tempo médio de consolidação (osso colar) é em torno de 60 dias. É claro que esse é um número bem generalista, e não se aplica a todas as fraturas.
Recomendo que tire suas dúvidas com o próprio médico que indicou o tratamento, e entenda os porquês da opção escolhida.
Boa sorte
Sim é clavícula quebrou no terço médio. Porém c 45 dias e não colou isso me preocupa. Ja fiz a pergunta ao médico q n e atende pelo sus e vi q não gosta de esclarecer deve ser por ser do sus. Enfim 46 dias e nada de colar sem falar na dormencia na mão c muita dor desde o acidente
Olá Ronei.
É impossível avaliar as mais diversas possibilidades de tratamento e evolução em uma conversa no site. Consigo esclarecer algumas úvidas pontuais, e orientá-lo para que saiba fazer as perguntas certas ao seu médico. Para indicações de tratamento, é preciso uma avaliação pormenorizada no consultório.
Espero ter ajudado
Boa sorte
Doutor minha mãe tem 54 anos e amanheceu o dia o o osso pulado da clavícula ela não senti dor mais dar pra ver visivelmente que está um lado bem maior que o outro.
Procurou um medico?
Olá Dr.gustavo tive um acidente de moto e fiz a cirurgia luxação Acromio clavícula foi colocado o fio.ja faz 1 mês e hoje o fio da com 1cm pra fora e rodando como se tiver se solto.isso é normal ou e é melhor procurar o médico que fez minha cirurgia.
Isso não é normal. Recomendo que procure o seu médico para que ele possa tomar as medidas cabíveis.
Dr.gustavo depois que mandei essa primeira mensagem com pouco tempo depois o fio como os médicos chamam o ferro caiu sozinho.
Procure um médico especializado para ser avaliado.
Doutor meu neto tem 2 anos quebrou a clavicula…colocaram aquela tala em formato de 8…mas ele nao para quieto..esta correto procedimento…pq nao teria q ficar imobilizado…ele nao levanta o braço mas mexe bastante.
Obrigadoo
Olá Rosangela
Segundo norma do código de ética do Conselho Federal de Medicina, as indicações de tratamento só podem ser realizadas em consultas médicas presenciais. Não consigo, sendo assim, avaliar e indicar o melhora tratamento por aqui. Caso tenha dúvidas com relação as opções de tratamento, recomendo que questione o médico assistente, ou procure outro para segunda opinião.
Abs e boa sorte.
Dr. Quais os valores para fazer a fisioterapia?
Resposta enviada no e-mail do cadastro.
Bom dia doutor,cai da escada e quebrei o osso clavicola e dois ossos na regiao da verilha ,mais sempre tou me mexendo porque ficar em uma posiçao so doi cança e doi minha coluna..sera que me prejudica mais.
Olá Erica
É impossível (e definido como uma falha ética pelo Conselho Federal de Medicina) avaliar e indicar tratamento sem que tenha passado por uma consulta. Recomendo que procure um médico ortopedista, leve seus exames, e tire todas as suas dúvidas. Há riscos em permanecer imobilizada, bem como pode haver riscos em de movimentar demais. Para saber isso você deve perguntar ao médico na consulta.
Abs. e boa sorte
Dr. Gustavo
boa tarde Dr. fraturei a clavicula no terço médio a 3 semanas atrás jogando futebol sou profissonal, também praticante de academia tenho 22anos e a minha fratura até então o osso não tinha saído do eixo ele fraturou mas continuou colado as primeiras duas semanas porém eu não tive o repouso suficiente e quando fui agora na terceira semana tirar outro raio x deu que minha clavicula está quase saindo do eixo o osso com osso, ai eu queria saber que o medico que me atendeu me deu 2 meses para o osso estar calcificado, e me disse que demoraria mais um bom tempo para que eu possa voltar a rotina de futebol e academia e ele so me passou uma imobilização em oito porém eu perguntei se a cirurgia não seria melhor para a minha recuperação ele me disse que não porque podia ser que pudesse ter algumas inflamações etc.. ai eu gostaria de saber qual o melhor metodo para o Sr. para que eu volte mais rapido para os exercicios e o metodo que o osso seja mais fortificado para que eu volte as atividades que no meu caso é o futebol. Obrigado no aguardo !
Olá Luan
Tudo bem?
Obrigado por comentar no site.
Não há ainda métodos científicamente comprovados que acelerem a consolidação óssea (cicatrização do isso). A recuperação pode ser acelerada em alguns casos específicos, nas quais é possível iniciar a reabilitação antes da consolidação óssea, desde que a fratura esteja estabilizada adequadamente por materiais de osteossintese (placas, parafusos, próteses etc). Cada caso deve ser avaliado individualmente, em consulta presencial, e a melhor escolha de tratamento optado depois de esclarecidos os riscos e benefícios de cada terapia.
Boa sorte
Abs.
A disposição.
Dr. Gustavo Borgo
Tá ok dr. muito obrigado que Deus abençoe
Boa noite Dr. Gustavo. A uns 8 a 9 anos atrás tive uma discursao com meu ex cunhado e ele pegou o meu braco e girou e nesse girar a minha clavícula saiu do lugar, senti muita dor meu ombro inchou e meu braco arriou de forma como se virasse elastico, minhas mão quase tocava o chão. Fui parar na emergência e o ortopedista me deu anestesia geral e colocou no lugar e nao me falou mais nada. Depois desse dia vira e mexe minha clavícula sai do lugar por ela mesma doi muito mais eu consigo colocala no lugar. Mais esses dias saiu e eu não consegui por ai fui a emergência chegando lá o ortopedista disse q é caso cirurgico pq de tanto sair e eu colocar ele relaxou. O senhor poderia me explicar o q pode ter acontecido. Ele disse q se eu nao fizer a cirurgia daqui a um tempo eu nao irei conseguir fazer nada. Qual a sua opinião?
Olá Daiane tudo bem?
Para entender de forma correta qual o seu problema, é fundamental que você seja examinada e que faça alguns exames complementares. Pelo que escreveu, acredito que seu problema possa ser outro.
Dê uma lida nesses dois artigos listados abaixo. Acredito que serão muito esclarecedores.
– Luxação do ombro
– 5 motivos pelo qual não devemos “colocar o ombro no lugar” por conta própria.
Qualquer dúvida estarei aqui a disposição.
Dr Gustavo, me chamo Hingrid tive minha bebe de parto normal, na hora do parto fraturou a clavícula dela, fico sem entender se foi só a clavicula quando fiz o raul-x disse q foi só a fratura na clavícula, fico sem entender se teve ou não alguma lesão pq ela meche a mãoziinha segura na mão só n tem forças de levantar o bracinho , comecei a fisioterapia, e o punho da mão dela tá um poquinho pra tras.
Boa noite dr Gustavo quebrei a clavícula 1/3 medio e o médico aqui engessou como se fosse um colete eu não poderei usar uma tipoia não pois machuca demais e é muito ruim para dormir à noite. e meu ombro tá livre eu tô mexendo o braço normalmente, isso não pode prejudicar
Olá Adriel, tudo bem?
Obrigado por comentar.
A fratura de Clavicula do terço médio pode ser tratada conservadoramente (sem cirurgia), mas depende de condições clínicas do paciente e dos tipos de fraturas (desvio entre os fragmentos, encurtamento, fragmentação das partes da fratura etc). O tratamento conservador pode ser realizado com apenas uma tipoia, a não ser que tenha outros diagnósticos de lesões associadas. Sugiro que procure um médico ortopedista para melhores esclarecimentos e continuidade do tratamento.
Abs
Boa sorte
Fraturei minha clavícula em um acidente de carro. Fez 1 mês ontem. Me sinto totalmente sem dor e morrendo de vontade de retornar as atividades físicas, porem meu ortopedista não me deixa. Seria muito ruim desobedece-lo indo correr mesmo que em baixa intensidade?
Bom dia Giulia.
O melhor que tem a fazer é seguir as orientações de seu ortopedista. A consolidação óssea (cicatrização da fratura) se dá em várias etapas, a saber:
1- hematoma da fratura (1o estágio)
2- formação de calo mole (cerca de 3 semanas para algumas fraturas)
3- formação do calo ósseo (por volta de 6-8 semanas). É quando a cicatrizarão fica mais “firme”.
4- fase de remodelação (pode levar muitos anos).
Por isso, diga as orientações de seu ortopedista.
Abs
Dr. Gustavo
Dr boa noite! Meu esposo teve fratura de clavícula há 14 anos atrás em Goiás, logo voltou p Alagoas e procuramos um ortopedista que disse não estar crucificada a lesão. Então não gomos orientados a retirar. Oito anos depois ele procurou outro pois a ponta estava incomodando, o médico pediu os exames e marcou para tirar no Centro cirúrgico. No outro dia ele disse q não conseguiu. Ultimamente Ele estar reclamando de dores ns região. O que fazer doutor, não sai nesmo depois de muito tempo? Poderia mim indicar alguém em Alagoas que faça esse procedimento? Agradeço muito a atenção.
Calcificada
Olá Silvana
Infelizmente não tenho nenhum ortopedista para indicar ai em Alagoas, mas aconselho vocês a procurar um para esclarecer o que está acontecendo.
Mesmo estando com uns 12 anos é possível tirar? Sei que é difícil responder sem vê exames. Desde já agradeço.
Boa tarde dr.
Quebrei minha clavícula a 45 dias. Me acidentei de carro mas no dia do acidente ela estava alinhada. Porém 30 dias depois com um novo raio X foi visto que os ossos nem estão se encostando então fui encaminhada para a cirurgia… a cicatrização, no caso dessa demora para juntar os ossos, fica mais lenta? Qual o tempo médio de recuperação em um caso assim?
Olá Fernando
Tudo depende da avaliação das imagens e dos achados infra-operatórios.
Comente seu médico para responder essas questões de forma adequada.
Boa sorte
Doutor Gustavo, minha mãe caiu de moto e está ainda em tratamento da lesão no pulmão, mas o ortopedista já fez uma avaliação e verificou que será necessário cirurgia visto que quebrou a clavícula. Daí alguns questionamentos surgirão, é uma cirurgia simples? Quais os riscos envolvidos? Quanto tempo normalmente de recuperação? Lembrando que minha mãe tem 55 anos, não fuma e não é diabética, mas tem pressão alta.
Desde já agradeço pela atenção!
Olá Rafael
Entendo suas dúvidas e inseguranças, mas infelizmente não consigo avaliar um paciente, muito menos discutir a relação risco-benefícios das escolhas de tratamento adotadas, por uma mensagem. É preciso ver o paciente, realizar uma anamnese adequada, examinar e ainda verificar os resultados dos exames complementares, para aí sim discutir os riscos. Peço que fale com o médico assistente e o questione com relação as dúvidas que tem.
Boa sorte a você e sua mãe.
Bom dia Dr. Gustavo, eu quebrei minha clavícula quando tinha 7 anos de idade em uma queda direto na pedra, na época eu não fiz cirurgia e demorei cerca de 2 a 3 semanas para procurar ajuda, quando fui ao médico ele disse que já havia colado. Hoje eu tenho 21 anos de idade e sinto uma dor franca quando eu pego um peso moderado no braço esquerdo como se tivesse ligado ao ombro e o cotovelo também queria saber se o problema na clavícula pode ter se extendido para o ombro e o cotovelo, e se sim, se há alguma solução para esse problema.
Desde já agradeço pela atenção !
Um abraço
Olá Luiz
Tudo bem?
É impossível entender os motivos pelos quais você sente dor no ombro sem uma boa história clínica e um exame físico adequado. Pode ser necessário ainda a realização de alguns exames.
Sugiro que procure um ortopedista especialista em ombro para avalia-lo.
Estou à disposição se precisar.
Abs
Dr. Gustavo
ola dr gustavo meu esposo fraturou a clavicula , e esta sentindo muita dor no peito e tbm o peito inteiro esta azulado e perigoso?
Oi Erica.
O mais importante nesse caso é procurar um médico. Ele precisa ser examinado.
Obrigado por comentar.
Boa sorte.
Boa tarde Dr.gustavo
Meu nome e Davi quebrei a clavícula esquerda tem 3 meses tenho uma cirurgia marcada amanhã, já está colocada mais ficou muito elevada .pergunta msm depois de colada faz a cirurgia?????
Quero fazer pois estrala muito e ficou muito feio o osso ????
Desculpe-me mas não consegui entender a sua questão. Mesmo assim, entendo que é impossível indicar qualquer conduta sem que seja adequadamente examinado.
Procure um médico.
Minha sogra quebrou a clavícula há dois meses e não sabia , ainda pode voltar para o lugar?
É mais provável que esteja consolidada (cicatrizada), mas precisa de avaliação médica.
Bom dia no último dia 28 fez 30 dias q quebrei a clavícula estava me recuperando bem do q hj amanheci sentido muita dor.. isso é normal?
Bom dia Janaína.
Voltar a sentir dor pode ser um sinal de alarme. Caso ainda esteja com dor, ou esteja piorando, sugiro que procure um médico para ser examinada, e verificar se há a necessidade da realização de algum exame.
Boa sorte
Boa noite,meu filho de 2anos fraturou a clavícula gostaria de saber se vai voltar ao normal,já se formou caleo ósseo, vai sumir dr? Muito obrigado estou desesperada
Ola Danielle
Obrigado por comentar.
O calo ósseo, para a clavícula e nesta faixa etária, na grande maioria das vezes já pode ser notado com cerca de 4-6 semanas de tempo de evolução da fratura. E com 2 meses já fica muito visível ao exame de Rx. Depois da formação do calo ósseo e estabilização da fratura (fase de calo duro), se inicia a quarta e última fase (de remodelação). Nessa, o organismo da criança irá reabsorver osso em excesso e realinhar no sentido de chegar ao que era antes de quebrar. Esse processo pode durar anos, mas em crianças de 2 anos costuma ser bem mais rápido.
Para maiores esclarecimentos é necessário que tire suas dúvidas mediante uma consulta com seu médico ortopedista, após avaliação detalhada do exame físico e da radiografia.
Abs
Boa sorte
Dr. Gustavo
olá, sofri um acidente de moto no dia 25/03 onde sofri uma fratura da clavícula esquerda no terço médio. com 16 dias depois do acidente, as partes da clavicula, em vez de se aproximarem, ficaram mais distantes uma da outra. segundo o médico que está acompanhando meu tratamento, ainda está aceitável a distancia. queria saber quais os riscos da cirurgia da fratura da clavícula e qual método é o mais indicado e mais utilizado nos casos de cirurgia. pino ou parafusos.
Boa tarde!
Meu avô tem 72 anos e caiu na cozinha e quebrou a clavícula, estou com medo de não se recuperar por conta da idade…
Será que ele corre riscos por conta disso?
A fratura de clavícula pode cursar com limitações e sofrimento durante o tratamento. O resultado final depende de aspectos da fratura e do paciente, sendo a idade um fator muito importante. Os idosos costumam ter mais dificuldade de voltar ao mesmo nível de atividade de antes, mesmo com a cicatrização completa do osso. Uma boa reabilitação fisioterápica e fortalecimento ajudam muito na recuperação, mas deve ser iniciada no momento certo conforme prescrição médica.
Uma curiosidade: a osteoporose, muito comum em idosos, não altera a consolidação de fraturas.
Abs
Obrigado pelo comentário.
Olá, gostaria de entender porque sexo feminino é considerado um fator que pode piorar os resultados, de acordo com o tópico final do texto: “Os principais fatores determinantes do resultado final dependem das características da fratura, do acidente, do paciente e da escolha do tratamento. Os que podem piorar o resultado são:
– idade avançada
– sexo feminino…”
Obrigada
Olá Lays
Falha minha. Já corrigi o texto. As mulheres não têm pior evolução do que os homens para as fraturas de clavícula.
Muito obrigado por perguntar.
Dr. Bom dia.
Me chamo Félix, fraturei minha clavícula em abril de 2012 em um acidente de moto, não fiz cirurgia, na época o médico optou pelo uso do “8” .
A calcificação ocorreu no prazo normal, porém os ossos colaram um em cima do outro…
Hoje sinto muito incômodo, formigamento e falta de força no ombro, detalhe, por irresponsabilidade minha, não fiz nenhum tipo de fisioterapia.
Gostaria de saber se é possível eu recuperar a “força” deste ombro mesmo depois de tanto tempo, talvez através de exercícios específicos ou até fisioterapia.
Desde já, muito obrigado.
Olá Felix
Os sintomas que descreve podem ser causados por diversas patologias, associadas ou não a sequela de fratura de clavícula. Recomendo fortemente que procure um médico especialista para ser examinado, avaliado, e verificar se há a necessidade da realização de exames complementares. Estou a disposição de precisar de alguma ajuda.
Abs.
Dr. Gustavo
Boa tarde dr.Gustavo
minha filha tem 14 anos, e à pouco mais de um ano notei que ela tá com a escapula alta e ela reclama muito de dores nas costas, não sei qual médico procurar, se um ortopedista ou um neurologista. Poderia me ajudar? Desde já obrigada!
Olá Maria
Deve procurar um ortopedista especializado em ombro, ou mesmo um ortopedista especializado em coluna.
Estou a disposição caso precise.
Abs.
Dr. Gustavo
Dr bom dia, tenho um filho de 1 ano e 10 meses, ele sofreu uma queda e fraturou a clavícula o ortopedista falou para ele usar tipoia por 20 dias, mas por ele ser bebê não fica com ela, e agora vive magoando, está inchado e o incomoda. O que devo fazer? Já que ele não deixa imobilizar! Estou muito preocupada, será que futuramente ele terá maiores problemas por conta disso?
Desde já, grata!
Olá Gessica
Tudo bem?
O melhor que tem a fazer é levar seu filho novamente ao médico. Se tiver dúvidas ainda sugiro que procure um médico para segunda opinião. A fratura de Clavicula em crianças nessa faixa etária costumam evoluir bem com o tratamento conservador, mas precisam do acompanhamento médico.
Será que com apenas medicamentos, sem imobilizar a clavícula irá voltar ao normal?
bom dia dr meu esposo esta com 5 anos que quebrou a carvicula com um acidente de carro ele fez a cirugia e agora ele se queixa de dor no ombro e as vezes no braço todo ele traballha descarregado carga e n o local da cirugia esta alto ele acha que o osso subia que doi e ta exchado
Boa tarde Dr.. Quebrei minha clavícula as 3 meses em um treino d bike ( sou ciclista ) … Coloquei uma placa com 6 pinos , mais como demorei muito pra volta a mexer o braço ele ainda está meio travado , tô fazendo fisioterapia pra volta os movimentos … Queria saber c já posso voltar a andar de bike , pois não sinto mais nada no local quebrado ..!!
Olá Junior.
Tudo bem? Primeiramente obrigado por comentar aqui no site.
Os pacientes com fratura de clavícula submetidos a tratamento cirúrgico são liberados para a pratica de esportes, na grande maioria das vezes, apenas após a consolidação da fratura (cicatrização dos ossos). Você deve agendar uma consulta com um especialista para que possamos avaliar a situação atual do seu problema, e só assim poderemos dizer se está ou não apto a retornar as suas práticas esportivas.
Abs
Dr. Gustavo
bom dia dr .Trinquei minha clavícula já fazem 2 meses e 7 dias como foi só um trinco já posso voltar a praticar esportes como futebol,pois fiz a reconsulta dia 22 de maio de 2017 e o medico disse q esta tudo ok. A clavícula ainda só tem um pouco daquele calo mas ele disse que é normal e que vai ate um ano para isso sair.
Olá Dr. Fraturei a clavícula esquerda no terço médio no dia 02/05/17 em um acidente de trânsito, e está com falta de contato ósseo, no dia 19/05/17o ortopedista do pronto socorro “SUS” aqui da cidade me informou ser possível de cirurgia, pediu para aguardar e retornar no dia 16/06/17 para ver se consolidou, caso contrário irá encaminhar para processo cirúrgico.
A minha dúvida com toda essa espera e se essa demora em um diagnóstico concreto pode acarretar em sequelas na recuperação, como posso proceder nesse caso?
Minha sugestão é que em caso de dúvidas ou incertezas procure uma segunda opinião médica. A medicina não é uma ciência exata, e muitas vezes o melhor tratamento aparece com o seguimento do caso.
Abs
Dr. Gustavo
Meu filho tem 8 anos e quebrou a clavícula, o medico me informou q não ira colar, e nem precisaria de uma cirurgia. Ele terá dificuldades futuramente? pois um osso esta para cima e outro para baixo .
Sugiro que procure uma segunda opinião para tirar suas dúvidas após uma avaliação adequada do médico. Sem a consulta médica, exame físico e avaliação da radiografia, não é possível emitir a opinião sobre o melhor tratamento.
Boa sorte
Boa tarde, quanto tempo dura uma cirurgia da clavicula, que se dista 2,8 cm, no lado esquerdo? Meu amigo fratirou e sua cirurgia de 13h ja passou de 16:50 e ainda não acabou. Já se passa de 3 horas de cirurgia. Quanto tempo dura neses casos?
Olá Higor
Busquei informações com a enfermeira do centro cirúrgico. O tempo que dura todo o procedimento inclui ir ao centro cirúrgico, ser anestesiado, ser operado, ficar na recuperação anestésica, para enfim voltar para o quarto.
DR. EU QUEBREI MINHA CLAVICULA TEM EXATAMENTE 27 DIAS ESTAVA INDO TODA SEMANA NA CLINICA, HOJE QUANDO TIREI O RAIO X O MEDICO DISSE QUE O OSSO JA CRIO UM CALO OSSEO SO QUE ESTA MOLE AINDA, COM QUANTO TEMPO ESSE CALO OSSEO PODE FICAR FIRME TOMANDO CALCIO E VITAMINAS C E D ?
Infelizmente ainda não existem medicamentos, com eficácia comprovada e liberados para uso, que acelerem a consolidação de fraturas. O tempo biológico de consolidação da fratura de Clavicula pode variar de acordo com idade, tipo de fratura, doenças preexistentes crônicas como diabetes, tabagismo etc.
Não consigo opinar sem avaliá-lo.
Boa sorte na sua recuperação.
Olá dr. Gustavo Borgo tudo bem? Sofri uma queda de bicicleta e bati forte meu ombro, na hora vi que a clavícula tava mais levantada, fiz um raio-x e estava descolada. Fiz uma cirurgia, médico colocou um fio juntando novamente, mais não passou nenhum medicamento, como eu deve cuidar, com a dor , e também pra não inflamar. Não consigo mexer o braço que dói, vou conseguir mexer meu braço normalmente dr.Gustabo Borgo ? Você pode passa uma dica de remédio, e como cuidado corretamente? Obrigado
Infelizmente não tenho como ajudá-lo neste caso.
Você precisa falar com seu médico para que faça uso dos medicamentos para dor, e seja adequadamente orientado quando aos cuidados pós-operatórios.
Procure-o e fale com ele.
Abs
Boa recuperação
Doutor quebrei a clavícula em 07/03/2017 minha clavícula colou com o Desvio como se os pedaços do osso estivessem 1 em cima do outro.
Seria recomendado eu operar por causa deste desvio ou a cirurgia é muito arriscada ?
Este encurtamento do osso da Clavícula vai me limitar os movimentos?
O meu osso da clavícula vai ser fraco por causa deste tipo de colagem ?
A resposta da sua pergunta depende da sua constituição física, da resposta a fisioterapia e fortalecimento, de como foi essa consolidação (cicatriz do osso) e do tipo de esporte que pratica.
Minha melhor recomendação: agende uma consulta.
Abs
Dr. Gustavo
Bom dia Dr. Em quais tipos de casos tem que fazer cirurgia na cravicula ?
Pois a minha fraturou, mais como li em seus post, nem todas precisam de cirurgia, porquê justo a minha precisará?
Os critérios cirúrgicos dependem de diversos fatores:
– tipo de fratura: quantidade de fragmentos ósseos, desvio entre eles, contato ósseo entre as extremidades da fratura…
– tipo de paciente: idade, risco cirúrgico, hábitos de vida (tabagismo, alcoolismo…) e problemas de saúde associado.
– tipo de atividade que o paciente executa: carrega peso, pratica algum esporte?
Recomendo que agende uma consulta para avaliação e tratamento.
Abs
Dr. Gustavo
“tipo de atividade que o paciente executa: carrega peso, pratica algum esporte?”
Dr, foi colocado como critério cirúrgico o caso do paciente praticar esportes. Neste caso opta-se mais por cirurgia ou conservador?
Olá Laerte
A respostas é: depende. Para alguns esportes e fraturas específicas, o tratamento cirúrgico pode levar a uma recuperação mais rápida, assumindo determinados riscos que não seriam assumidos em pacientes não atletas. Já para esportes de impacto no ombro, como rugby, futebol americano, MMA, devemos tomar mais cuidado com a indicação cirúrgica, justamente por ser um paciente de alto risco para re-fratura da clavicula.
Espero ter esclarecido.
Obrigado por enviar a dúvida.
Dr. Gustavo
Eu quebrei minha clavícula é meu médico já me deu até alta mais paresse que ela não colou mais eu consigo levantar meu braço até presos e não eu posso levar minha vida normal como antes ou tem alguns prerigo gostaria de saber
Claro que existe perigo. O fato de sentir dor é o alerta! Agende uma consulta para ser avaliado e tratado adequadamente.
Abs
Dr. Gustavo
Boa noite doutor.
Quebrei minha clavícula já faz 10 anos hoje estou com 31, os ossos se calcificaram com o que sai da região do pescoço ficando por cima do que sai do ombro por meio de imobilização e não ficaram ponta com ponta.
Hoje estou com um ombro dois dedos menor que o outro, sinto dores na coluna, escapula e clavícula.
Gostaria de fazer uma cirurgia para colocar pinos, mas com sua experiência poderia me dizer se a risco como perca de força ou movimento e se realmente compensa após tanto tempo.?
Olá Samuel, tudo bem?
Impossível responder sua dúvida. Explico.
Para entender o real motivo das suas dores é preciso consultá-lo, examiná-lo, e verificar se há a necessidade de realizar exames complementares. Com isso, faríamos o diagnóstico CORRETO do motivo de sentir dor, e só assim poderíamos escolher o melhor tratamento. Existem diversas modalidades para tratar as dores, e na grande maioria das vezes a opção cirúrgica é a excessão.
Agende uma consulta para ser avaliado.
Abs
Dr. Gustavo
Boa tarde Doutor Gustavo e Samuel.
Tenho exatamente o mesmo quadro, quebrei a clavícula há mais de 10 anos após queda de moto houve o impacto com muita força quebrando o osso.
Fui imobilizado, fiz fisioterapia e as dores persistiram, fui até o especialista em ombro e foi indicado a cirurgia para “raspagem do osso”….Pensando que poderia melhorar, porém não houve o resultado esperado.
Voltei pra fisio, fortalecimento, depois foi diagnosticado uma lesão parcial do nervo torácico longo. Depois de todos esse anos teve evolução e reinervação e uma melhora insignificante.
Hoje em dia tenho sofrido com dores cronicas, a maioria dos médicos escolhe o tratamento com infiltração e principalmente remédios para dores neuropáticas que pouco me ajudou.
A minha dúvida, existe a possibilidade do encurtamento e desvio na calcificação impactar no posicionamento da escapula causando dores musculares constantes? pq a única maneira de alívio é quando suspendo o braço e dobro o braço na hora de dormir de bruços, tenho esse desalinhamento no contorno da clavícula e depois de tanto tempo nenhum tratamento conservador funcionou.
Peço por favor com todo respeito e admiração pelo seu trabalho uma opinião sua sobre o meu caso clinico
oi David
Falei com sua esposa pelo messenger da Fanpage.
Sugeri entre outras coisas que agende uma avaliação.
Abs
Dr. Gustavo
Quebrei minha clavícula dia 22/06/17 estou usando uma tipoia, voltei para ver como está e ela falou que vou ter que ficar mais um mês com a tipoia, será que depois desse tempo eu vou ficar bom ou vai demorar mais ? Já estou doido pra tirar a tipoia kkkk
Olá Jonatha
O tempo médio de consolidação da fratura do médio da clavícula pode variar de 6 a 10 semanas. O tratamento deve ser individualizado de acordo com: tipo de fratura, energia do trauma e características do paciente como hábito de fumar, idade entre outros.
Caso tenha dúvidas, recomendo que converse novamente com seu médico ou procure uma segunda opinião.
Abs
Boa tarde Dr.
Gostaria de saber se algum ortopedista especializado em cirurgia de ombro aceita fazer cirurgia de redução das clavículas por questões estéticas, para diminuição de ombros largos ou se esse procedimento é proibido por não haver uma causa que realmente justifique a necessidade de um procedimento cirurgico?
Olá Magali
Os médicos têm autonomia para indicar os procedimentos cirúrgicos que acreditam beneficiar seus pacientes. Para o que está pedindo, a indicação seria no mínimo questionável, pois pode agravar sua situação de saúde física. Em suma, esse tipo de cirurgia pode te trazer muitos problemas. Recomento que agende uma consulta para demais esclarecimentos.
Abs
boa noite Dr. tudo bem?
meu filho de 5 anos fraturou a clavicula apos ser pizado por uma egua, no caso dele ele correu algum risco de perfurar o pulmao, e mesmo sem nenhum medicamento ele nao reclama de dor e` normal?
obrigada!!!!
Olá Leidiane
A lesão pulmonar decorrente de fratura de clavícula é muito rara. Para diagnosticar complicações, indicar tratamentos e realizar um acompanhamento com segurança, recomendo que siga com um médico.
Abs
Boa sorte a você e seu filho
Dr. Gustavo Borgo
quebrei minha clavicula faz 28 anos na epoca depois de dois meses senti que osso tinha colado encima do outro procurei um medico e ele optou pela cirurgia dr na cirurgia queria saber si ele colocou o osso no lugar porquer hoje sinto dor na parte da clavicula e vai ate o cutuvelo uma dor fina e cansada.
de já sua agradeço atenção.
Olá Paulo
O que você precisa mesmo é de uma avaliação de um especialista. Mas pode ir lendo um pouco sobre a dor no ombro neste post aqui
Tenho certeza que vai te esclarecer algumas coisas.
Abs
Conte comigo caso precise de alguma avaliação.
Dr. Gustavo Borgo
Boa Noite DR Gustavo
Bom no dia 15 cai no banheiro de casa fraturei a clavícula, tem 1 semana que estou com uma faixa em cinbolo de 8, as vezes doi muito e normal doer muito assim?
como não tenho ninguém pra me ajudar em casa, não tenho como ficar de repouso, devido eu esta fazendo as coisas em casa pode afetar mais ainda a clavícula ?
Boa Noite DR Gustavo
Bom no dia 15 cai no banheiro de casa fraturei a clavícula, tem 1 semana que estou com uma faixa em cinbolo de 8, as vezes doi muito e normal doer muito assim?
como não tenho ninguém pra me ajudar nas tarefas de casa, não tenho como ficar de repouso, devido eu esta fazendo as coisas em casa pode afetar mais ainda a clavícula ?
Olá Nathalia
Com relação a imobilização: existem diversas formas de imobilização para tratamento da fratura de Clavicula. Como pode ver no meu post, lá indico uma que é a minha preferência. Não gosto da imobilização “em 8”, pois pode causar desconforto, sem trazer benefícios. Mesmo assim, é uma forma de tratamento, e não está errada a indicação.
Com relação a seu segundo questionamento: sim! Ficar movimentando o braço nessa fase inicial do tratamento pode piorar o resultado final, bem como aumentar as dores.
Minha dica: procure um especialista para dar seguimento ao seu tratamento. Pergunte e tire suas dúvidas na consultas.
Conte comigo se precisar.
Abs
Dr. Gustavo Borgo
Bom dia Dr. Gustavo
Quebrei minha clavícula relativamente leve e estou com a imobilização em oito a 3 semanas. Fui no médico (SUS) hoje para ver se ele autorizava a tirar essa imobilização e deixar eu usar uma tipoia para eu poder voltar a trabalhar, porem ele falou pra ficar mais 1 a 2 semanas com esta imobilização em oito. Gostaria de saber se pode ter algum problema em eu tirar antes do tempo, mas tendo a consciência de não fazer esforço algum no braço afetado? Pois vejo em vários casos que uma simples tipoia ja é o suficiente para a recuperação.
Aguardo resposta.
Obrigado.
Lembrando que não sinto dor alguma mais no braço afetado.
Olá Marcos
O risco de não seguir as orientações de seu médico envolvem recuperação retardada, piores resultados, falha de consolidação de fraturas entre outros. Siga a orientação de seu médico.
Entendi.. Obrigado pela resposta
Olá dr. Tudo bem meu filho caiu de bicicleta e fraturou a cravicula e ele tem 6 anos queria saber se é normal e se o osso volta para o lugar é são quantos dias de repouso.
Olá Thiago
A queda de bicicleta é hoje um dos principais mecanismos de trauma da fratura de Clavicula. Com relação ao tempo de recuperação, bem como a melhor forma de tratamento, só podem ser definidos avaliando cada caso de forma isolada. Dependem de idade, doenças prévias, uso de medicamentos, tipo de fratura entre outros.
Melhor consultar um médico especialista e levar as imagens de rx.
Abs e boa sorte
Obrigado dr.gustavo e tenha uma boa tarde..
Olá Dr.
Sofri uma queda de bicicleta e fraturei a clavícula com desvio e fiz uma cirurgia há 3 semanas colocando uma placa com 6 parafusos e um parafuso por baixo unindo os dois fragmentos.
Eu posso retomar a corrida de rua com o devido cuidado e precaução para quedas, ou pode prejudicar a evolução da cicatrização?
Atenciosamente,
Daniel
Olá Daniel
Você deve seguir as orientações do médico que te operou. Ele terá as melhores respostas as suas dúvidas.
Fraturei a clavícula esquerda no sábado 05/08 utilizando a faixa para imobilizar em 8 desde então, na segunda feira fiz um novo atendimento e fui novamente enfaixado, dessa vez, ainda mais apertado.
Meu braço esquerdo inteiro, ontem na quarta feira, inchou bastante e o meu peito deste lado está roxo.
Pode ser a faixa muito apertada, isto é normal acontecer nos primeiros dias ou pode haver um problema mais grave?
Raphael
Procure seu médico, ou um pronto-socorro ortopédico, para ser avaliado.
Abs
Boa sorte
Bom dia doutor!quebrei a clavicula dia 22 de julho ja consigo mexer um pouco o braço mais tem um caroço que está me preocupando pq ele doi e normal.tengo consulta com o traumatologista dia 17 agora p tirar outro raio x?
Olá Camila
Siga as orientações do seu médico.
Abs e boa recuperação.
Dr. Gustavo
Boa Noite, Dr! Meu filho tem 4 anos e quebrou a Clavícula dia 17/07. Ele está usando a tipoia tipo velpeau! No raio x mostrou q já está formando o calo! A Clavícula dele volta mesmo ao normal conforme ele for crescendo? Obrigada!
As crianças de 4 anos tem um potencial de cicatrização e recuperação muito grande, mas nem todos os casos são iguais. Para opinião com relação ao prognóstico (expectativa de resultado) e tratamento, seu filho deve ser avaliado em uma consulta médica.
Boa sorte a vocês dois.
Dr. Gustavo
Quebrou a Clavícula no meio, e o osso ficou um sobre o outro, e está formando o calo assim! Obrigada!
Ola Dr. Gustavo. Fraturei a clavicula no terço medio, ha 3 anos atras, as pontas ficaram meio afastadas, fiquei mais de um ano fazendo o tratamento conservador pelo sus (esperando cirurgia)utilizando tipoia e 8. Durante o tratamento conservador, por 3x a fratura apresentou formacao do calo osseo, mas depois parece q o corpo absorvia o calo e as extremidades da fratura se separavam de novo. As extremidades da fratura nao se conectaram, mas tbm nao ta mais o aspecto pontudo da fratura. Ainda espero pela cirurgia, mas ja me disseram q a cirurgia pode ser inexitosa, pq o corpo fica absorvendo o osso, isso pode acontecer? Tenho 25 anos, bebo raramente e nao fumo, a clavicula doi muito dependendo do movimento e força , sofri lesao do plexo braquial tbm, fraturei escapula, t10 t11 l1, com alterações degenerativas apos o trauma, isso é indicio pra mal prognostico? Obrigada Dr.
Chamamos a falha de consolidação de fratura de Pseudoartrose. É mais comum em quem fuma, alguns tipos de fraturas específicas, e em pacientes com complicações como no seu caso a lesão do Plexo Braquial. A indicação de tratamento deve ser muito cautelosa para evitar piorar a sua condição.
Muito boa sorte no tratamento
e ai doutor tenho 17 anos e bati de moto e quebrei a clavicula meu medico pediu para mim fazer uma tomografia computadoriza da clavicula esquerda fiz a tomografia e levei pro medico no laudo ta os seguintes aspectos foram observados fratura diafisaria de clavicula com pequena luxaçao esterno-clavicular ipsolateral nao Não fiz cirurgia so fiquei com a faixa e a tipoia entao hoje ta com 71 dias de recuperaçao nao sinto mais dor eu fazia academia minha pergunta e se eu posso voltar a fazer academia normalmente ou tem algunha precaução que tenho que toma
Olá Maycon
Infelizmente não consigo responder a sua pergunta sem examina-lo. Melhor procurar um médico para atende-lo em uma consulta presencial. Boa sorte
DOUTOR BOM DIA!
EU QUEBREI MINHA CLAVÍCULA EM UM ACIDENTE DE CARRO É JÁ VAI FAZER MAIS DE UM ANO QUE OPEREI , MAIS ESTOU SENTINDO O OMBRO BEM BAIXO O QUE EU FAÇO ?
PODE SER NORMAL ?
Sugiro que agende uma consulta com ortopedista especialista para ser reavaliada.
Boa sorte
Boa tarde dr. Gustavo.
A 3 anos atrás eu sofri um acidente de moto e quebrei minha clavícula so que eu não fiz a cirurgia apenas fiquei de repouso e meu osso colou torto como ficasse um em cima do outro formou um grande calombo.
Gostaria de saber se existe a possibilidade de cirurgia para arrumar essa calcificação errada da clavícula.
Obrigado.
Olá Andre
Chamamos a cicatrização dos ossos com deformidade de consolidação viciosa. Ela somente será um problema quando:
1- causar sintomas ao paciente: dor, incomodo, limitação de força ou movimento;
2- tenha potencial de piorar a condição do doente a longo prazo: desenvolvimento de artrose, piora de deformidade etc;
Agende uma consulta para que possamos avaliar seu caso com propriedade.
Abs
Dr. Gustavo
Boa tarde Dr gustavo numa queda de moto quebrei minha crávicula dia 17 de junho ja se passou mas de 60 dias o médico do sus tirou o rx com 2 meses e disse q ja tinha colado mandou q eu ficesse a fisoterapia eu sinto q ele não colou e sinto q ele ta colando montado levei 1 semana sem a tipoia depois vooltei a usar
To usando tipoia to querendo trocar por aquela tipo oito pq com essa minha mao fica dormente o q o Sr mim orienta .obrigado
Olá Raimundo
Oriento procurar o médico. As fraturas de Clavicula podem evoluir com complicações graves se não tratadas adequadamente. Não deixe que seu tratamento seja prejudicado porque está tentando se tratar sozinho. Procure o médico
Boa tarde Dr. gustavo eu tivi uma queda de carro quebrei minha crávicula no ombro esquerdo no dia 01 de julho de 2017, fiquei no gensso no dia 03 do mesmo mês o medico que me assistiu um mês depois do acidente viajou, fiquei sem o medico ortopedista, no dia 10 de agosto fui para la encontrei um medico não especialista da ortopedia e o gensso ja não estava encondições tiraram agora esta semana fui numa clinica diferente deu-se conta que o osso não esta ligado, neste causo o que devo fazer Dr. por favor.
Olá Manuel
Deve encontrar um médico ortopedista especialista para tratá-lo. Agende uma consulta.
Abs e boa recuperação
Boa tarde,Dr num caso de fratura Distal,e comum tomar como procedimento ” conservador” ?
E os dois fragmentos no caso, que não se ” consolidarão” com este feito conservador ,o que podem implicar com a idade e o passar do tempo?
Tenho 44 anos. E quero ter os movimentos ativos e o fato do estar realizando um feito conservador, né preocupa.
Já falei isso aos profissionais que estão né assistindo mas dizem que operar e última forma.Não sou entendedor por isso me preocupa ficar “quebrada” o resto da vida mesmo na possibilidade de não sentir dor.
Obg
Olá Magda
Tudo bem?
Desculpe a demora em responder a sua mensagem.
O risco de pseudoartrose (falha na consolidação óssea) é real e não desprezível para as fraturas da clavicula distal. Agora, cada fratura tem uma “personalidade”, e é isso que deve ser avaliado na indicação do tratamento.
Sugiro que procure um especialista para uma segunda opinião.
Estou a disposição para ajudá-lo.
Abs
Dr. Gustavo Borgo
olá dr.. quebrei minha clavícula a 25 dias, fiz cirurgia e colocaram pinos.. quando eu estava com esses pino o lugar da lesão estava quase reto.. eu bati raio X e levei para o ortopedista, ele avaliou e tirou os pino. ta com quatro dias que q estou sem os ferro.. eu continuo usando tipoia o tempo todo.. subiu um nó.. como se fosse um calo. é normal?? com quantos dias eu posso tirar a tipoia e começar a fazer os movimentos e quais os movimentos mais adequados que o senhor com toda sua experiência me aconselha a fazer.?
olá dr.. quebrei minha clavícula a 25 dias, fiz cirurgia e colocaram pinos.. quando eu estava com esses pino o lugar da lesão estava quase reto.. eu bati raio X e levei para o ortopedista, ele avaliou e tirou os pino. ta com quatro dias que q estou sem os ferro.. eu continuo usando tipoia o tempo todo.. subiu um nó.. como se fosse um calo. é normal?? com quantos dias eu posso tirar a tipoia e começar a fazer os movimentos e quais os movimentos mais adequados que o senhor com toda sua experiência me aconselha a fazer.?
Oi Roger
Minha recomendação é que procure um ortopedista para ser reavaliado.
Abs
Dr. Gustavo
Olá Dr: me dá uma informação para quem sofre acidente de clavícula Qual é o risco que ele tem, se ele não fazer a cirurgia de clavícula Qual são os risco que pode acontecer ? ou com tempo de passar o osso Cola normalmente ? essas são minhas dúvidas !…
Os principais riscos a longo prazo que a fratura de clavicula oferece são: dor crônica, diminuição de força de elevação do ombro, lesão neurológica progressiva, exposição óssea (caso fique algum fragmento ósseo pontiagudo e saliente abaixo da pele) e dor para-escapular decorrente da discinesia escapular (há um post sendo produzido sobre esse ultimo). Com relação ao tratamento cirúrgico, há ainda o risco de infecção, lesão vascular aguda ou crônica por pseudoaneurisma, pseudoartrose (falha de consolidação = colar o osso), entre outros específicos dependendo do risco cirúrgico de cada paciente.
Abs
Dr. Gustavo
Boa noite Dr. Tenho 24 anos, fraturei a clavícula faz quase 2 semanas e fui procura tratamento 3 dias depois do acidente estou usando a 1 semana pois o ortopedista disse que não precisava de cirurgia. Só era ficar com o braço imobilizado por 2 meses. Contudo sinto os ossos da clavícula se mexer e estou com um calo na clavicula, isso é normal ? O calo era se desaparecer ou será que o osso não esta se curando corretamente no lugar ? Por favor me ajuda a tira essa duvida pois não tem ortopedista na minha cidade. Tenha que viaja para outro município se eu quiser tratamento e é muito ruim viaja com a clavícula fraturada. Logo já obrigado.
Olá Douglas
Difícil achar ortopedista disponível, perto e atencioso não é?
Como alguma informação e esclarecimento já ajuda muito, ai vai:
1- os ossos cicatrizam por meio da formação de calo ósseo. Em um primeiro momento (cerca de 1 mês) há a formação de “calo mole”, que dá alguma estabilidade ao foco da fratura, mas ainda permite alguns movimentos entre os fragmentos.
2- Com 2 meses, já deve haver a formação de “calo duro”, que aumenta a estabilidade a ponto de podermos liberar o paciente das imobilizações.
3- O processo de consolidação óssea não termina por ai. Ao longo dos próximos anos, haverá a “remodelação do calo ósseo”. É o organismo tentando cicatrizar o osso tornando-o novo como antes. Para a maioria dos tipos de fraturas em adultos, esse processo nunca termina, sendo muito comum ocorrer de forma completa em crianças.
Para avaliar se a deformidade que você apresenta é calo ou deformidade, precisa agendar uma consulta e realizar uma radiografia.
Abs
Boa sorte
PS: boa idéia, em breve um novo artigo sobre “A cicatrização de fraturas”.
Boa tarde doutor. Fraturei levemente a clavicula dia 02/07 e voltei a rotina de trabalho 6 semanas depois. Recuperação td bem graças a Deus. Hj, quase 3 meses após o acidente, consigo fazer quase tudo que fazia antes, porem sem pegar muito peso no braço afetado. Gostaria de saber qto tempo +- é necessário para voltar a pegar 100% do peso que eu pegava antes da fratura, pois tenho um certo medo de forçar muito o braço e acontecer algo..
Obrigado
A avaliação de capacidade funcional depende entre outros fatores de: consolidação adequada da fratura, arco de movimento adequado e funcional sem discenesia escapular e força muscular adequada.
Já há tempo suficiente para consolidação da fratura, mas uma radiografia nova é fundamental. Para as outras avaliações, só mesmo na consulta para dizer.
Abs
Bom dia Dr,quebrei a cavicula e me tratei com metodo conservador mas nao calcificou ,ja estou esoerando uma cirurgia pelo sus a 11 meses,corro algum reisco nesta cirurgia depois de tanto tenpo,pois ja estou com pseudo arttrose
A pseudoartrose é uma condição mais difícil de tratar quando comparado a lesão aguda. Os principais riscos são: infecção pós-operatória, falha de consolidação, soltura e quebra de material de síntese e dor crônica.
Boa tarde Dr,qual a porcentagem de risco pra que possa acontecer essas complicaçoes que o senhor citou,pois vou correr esse riscopos operatorio qual opçao tomar,operar ou não?
Obrigado por sua atençao.
Olá dr. fraturei minha clavícula a 25 dias não sinto mais nada, será que já posso voltar a jogar futebol? Eu irei correr algum risco? Vou voltar usando aquela ombreira de imobilização, acho que se chama assim.
Siga sempre as orientações do médico que o está acompanhando.
Com relação a imobilização para ombro, gostamos de usar a tipoia.
Abs
doutor, fraturei a clavícula a um tempo, já realizo movimentos normalmente.
passei em um concurso público que exige que o candidato não apresente
“deformidades ou sequelas de fraturas com comprometimento do alinhamento, simetria e função do segmento afetado”
como o me recuperei pelo método conservador e o osso ficou “alterado e com calo ósseo” corro o risco de ser considerado inapto no exame e no eventual laudo médico?
Não há como saber o que o médico perito vai concluir. Depende da interpretação deles.
Abs
Bom dia dr
Por gentileza sofri um acidente de carro onde veio a fraturar minha clavícula,,,já tem uma semana que uso a tipoia é uma imobilização em x, porém com a tipoia estou sentindo dor no ombro ……retirar a tipoia alivia ,,,está correto? E pq a dor com a tipoia?
Obrigado
Dr. Quebrei minha clavicula e ja operei estou com 2 semana so de repouso, tomando os remedios e usando a tipoia..
Mas os pontos abriram e esta aparecendo a platina..
Oque o Sr. Me endica..
Ou oque vai acontecer, terei que fazer outra cirugia ?
Recomendo que procure imediatamente um médico ortopedista.
Bom dia, tenho 16 anos, sexo masculino, e fraturei a clavícula em 1/3 médio, faz 77 dias, eu não sinto dor desde o 5 dia de fratura, (não foi preciso cirurgia, apenas utilizei o 8 ), após 38 dias da fratura, eu estava fazendo de tudo menos pegar peso.
-Pratico Muay Thai-
Queria saber se é necessário esperar os 6 meses, ou posso começar a fazer atividades físicas (Treino) antes do prazo ? ( o prazo dado pelo Dr. foi de 6 meses no máximo)
O retorno a atividade física de impacto depende da consolidação firme e adequada do foco de fratura. Só com avaliação médica para responder essa pergunta.
Ola bom dia doutor. Fraturei a clavicula no terco distal e o tratamento optado pelo medico foi a cirurgia e com fios kirschner.. ficam duas pontas para fora do ombro. Quando vou me deitar ou levantar sinto qye ele mexe milimetricamente emitindo um pequeno som como se um tocasse no outro, ” estao muito proximos” é normal?
Olá Johnny
Somente examinando para saber.
Agende uma segunda opinião se achar melhor.
Boa sorte
Boa tarde Dr. Gustavo tive uma queda e quebrei a clavícula, tive a lesão no 1/3 distal, isso aconteceu à quase 8 anos, e na altura engessaram só a parte do ombro, sem tipoia, e mesmo sendo medicada, sentia muitas dores, depois de tirar o gesso fiz fisioterapia durante 2 semanas, passando esse tempo todo às vezes sinto muita dor, e queimação na zona da lesão, o osso não voltou no lugar, o que o Dr. Pode me aconselhar por favor, a cirurgia será a única solução?
Olá Sara
Você precisa ser avaliada em consulta para que possamos fazer um diagnóstico correto. Só assim seremos capazes de indicar o melhor tratamento para seu incômodo.
Conte comigo se precisar de alguma ajuda.
Abs
Dr. Gustavo Borgo
Olá Dr. Me chamo Anna e tenho um filho de 4 anos de idade, bom ontem ele caiu e quebrou a clavícula, o médico apenas fez um raio X “Depois de eu ter exigido muito” e colocou algo que de acordo com ele é uma tipóia “uma faixa ” e me mandou voltar lá após 15 dias para fazer revisão, bom o que eu realmente quero saber é se ah necessidade de comprar uma tipóia “de verdade” ou um suporte para ombro?. Fico aguardando seu retorno.
Desde de já agradeço
Como saber Anna?
Sinto muito mas não consigo ajudá-la sem examinar seu filho.
Procure o médico que o atendeu e tire suas dúvidas.
Obrigado por comentar.
Boa sorte
Bom dia Dr. quebrei a clavícula e teve 3 fragmentos, e distância superior a 2cm. Fiz a cirurgia a uma semana, e foi colocado uma placa. Hoje eu senti um certo desconfortoe rigidez, isso é normal no processo de recuperação?
Bom dia Dr. quebrei a clavícula e teve 3 fragmentos, e distância superior a 2cm. Fiz a cirurgia a uma semana, e foi colocado uma placa. Hoje eu senti um certo desconforto e rigidez, isso é normal no processo de recuperação?
Sugiro que procure seu médico para que possamos entender se há alguma complicação pós-operatória ou não.
Doutor, boa noite.
Quando há fratura de clavícula, a colocação de platina é o único tratamento cirúrgico indicado? Quando há necessidade de colocar platina?
O tratamento mais comum da fratura de clavícula é o conservador (não cirúrgico). Nos casos onde há a indicação de tratamento cirúrgico, a fixação com placa e parafusos costuma ser a melhor opção.
Abs
Dr. Gustavo
Bom dia Dr, quebrei a clavícula em um acidente de bicicleta a 10 dias atrás, este tempo todo fiquei de repouso, principalmente deitado. Só que quando estou deitado, sinto que as duas partes da clavícula estão quase alinhadas, e quando vou tomar banho ou fico muito tempo em pé ou sentado, uma parte do osso começa a ficar em cima da outra parte.
isto é normal? Pode prejudicar minha recuperação?
obs: uso tipóia o dia todo, só tiro para colocar a faixa para tomar banho
A Walisson
Para definir o que está acontecendo preciso examina-lo, bem como ao seu exame de imagem (no caso um Rx).
Agende uma consulta com um especialista para tirar suas dúvidas.
Abraços e Boa sorte
Doutor quebrei minha clavícula a um ano atrás foi feito todos os procedimentos certo mas oque esta acontecido e que começei a malhar em uma academia mas estou sentindo que o braço do lado onde quebrei a clavícula esta mas fraco do que outro e normal doutor
Não é normal manter diminuição de força após 1 anos e 1/2.
Procure um ortopedista
BOM DIA DOUTOR!
A 02 MESES CAI SOBRE O OMBRO ESQUERDO LAVANDO A CASA, POREM SO DEPOIS DE 7 DIAS COMECEI SENTIR DOR MAS ACHEI QUE FOSSE DOR MUSCULAR PELO FATO DE TER VOLTADO PARA ACADEMIA. MAS AS DORES FORAM AUMENTANDO FIZ UMA CONSULTA E O PRIMEIRO DIAGNOSTICO FOI QUE ERA UM PROBLEMA POSTURAL. ATÉ ENTÃO EU NÃO ME LEMBRAVA DA “QUEDA” SO COM AS DORES MUITO FORTE QUE FIZ RAIO X E REALMENTE TINHA SIM FRATURADO UM OSSO DO OMBRO QUE LIGA A CLAVICULA (acho que é assim que se refere a esse osso rs) porem ja faz 2 meses ainda vale a imobilização..pois as dores estão insuportáveis. Aguardo!
Olá Amanda
Você precisa urgente de uma consulta com um ortoledista especialista. Precisamos examina-la, e provavelmente pedir alguns exames específicos para fechar melhor o diagnóstico.
Boa sorte
Olá Doutor, quebrei a clavícula à 17 dias, minha recuperação está sendo boa, cada dia mais sinto uma melhora. Única coisa que tenho dúvida é de um cansaço que da no braço quando fico em pé ou sentado, isso pode ser alguma complicação?
Pode ser sim uma complicação, mas não necessariamente. Procure um ortopedista para ser avaliado.
Bom dia.
Me tire uma dúvida doutor.
Há 40 dias sfri um acidente de carro o qual foi constatado a fratura da clavícula no meio do osso com retardo maior do que 3 cm, iria ao certo ser operado. Após duas semanas no dia operação, com novos exames constatou-se que meu osso havia se alinhado sozinho e que eu não precisaria mais ser operado. Ate ai tudo bem. Encaminhado pra casa imobilizado pelo suporte em forma de 8 e com todas orientacoea mantive o repouso. Conforme orietacao do medico retornei após 15 dias com novos exames e foi analisado que o osso havia desalinhado novamente, o qual um pedaço estava em cima do outro fazendo com que diminuísse pelos meus cálculos 1.9 cm (medido pela regua) e o médico o qual me atendeu falou que era pra continuar com o tratamento conservador.
Porém já se passaram 40 dias e o osso quase não se juntou pela análise do raio x, ainda sinto ele se mexendo as vezes quando vou ao banho e uma parte ficou com uma ponta muito incomoda o qual machuca minha pele ao ser tocada. Vc acha que eu deveria optar pela cirurgia?
Tenho26 anos, praticante de musculação com cargas altas, e tenho medo de manter o tratamento conservador e sofrer algum problema futuro com essa recuperação conservadora.
Poderia me esclarecer se corro risco de ter alguns problemas motor nessa recuperação conservadora?
Obrigado
Doutor Meu Padrasto Levou Uma Tentativa De Assalto E Levou Um Tiro Na Clavícula e Não Mexe o Punho Queria Saber Quanto Custa em média uma cirurgia partícula ?
Dr boa noite uma duvida, quebrei a clavícula a 9 dias, optaram pelo tratamento conservatório, somente tipoia, não estou sentindo muita dor mais, apenas o ombro um pouco enrijecido, tento manter o ombro o imóvel ao máximo, mas me sinto tranquilo pra fazer alguns movimentos leves, será que posso doutor levantar um pouco o braço girar o ombro ate onde não sinta dor??
li neste artigo que antes começar a usar a musculatura melhor.
https://fortissima.com.br/2014/03/26/tratamento-com-fisioterapia-saiba-como-se-recuperar-mais-rapido-de-uma-fratura-de-clavicula-50744/
obrigado
Siga as orientações do seu medico. Cada padrão de fratura de comporta de uma maneira.
Ola fiz uma cirurgia na clavicula ja tem 20 dias foi colocado um fio de kirschener e a minha unics preocupaçao e uma ardencia mt forte na minha mao meu dedos estao inchados formigando e ardendo …. Isso e normal? Oq devo fazer ? Devo me preocupar?
Pois essa dor esta tirando meu sono
Procure seu medico. Sempre.
Bom dia, Dr Gustavo, tenho um problema que minha clavícula sai a toda hora do lugar, principalmente quando estou dormindo, acordo desesperado, e coloco no lugar, vou ao ortopedista e toda vez ele me fala, que não vê nada no raio x, porém sinto muita dor e qualquer coisa sai do lugar, principalmente quando durmo de bruços, o porquê isso acontece com tanta frequência, e o que devo fazer para melhorar?
Deve procurar um ortopedista para ser avaliada adequadamente.
Me procure se achar conveniente, ou agende outro especialista. Tel 3887-3355
Abs Dr. Gustavo
Boa noite dr. sofri um acidente de moto há 4 semanas, fraturei a clavícula direita. Há mais ou menos 2 semanas atrás foi feito um raio x onde o médico constatou que não havia colado ainda, estou com aquela imobilização em 8, e já sinto pouquíssimas dores, já posso dirigir? Visto que dia 11 retorno minhas atividades no trabalho.
Desde já agradeço.
BOM DIA DOUTOR
Doutor meu irmão caiu de bicicleta do dia 04/12 fraturou a clavícula medico q fez os primeiros socorros fez RX e pediu cirurgia urgente, quando foi transferido para o hospital q realizaria a cirurgia o medico informou que não precisaria de cirurgia, e mandou ele de volta pra sem receitar nenhum medicamento. tomou apenas uma injenção isso porque pedi. O que devo fazer ? Devo procurar um ortopedista particular ou espero a reação dele?
Bom dia!!,numa queda quebrei a clvicola no terco proximal,desceu uns 3 cm p baixo,esta encostada no fragmento porem de lado,cola o osso assim?precisa de cirurgia?
Boa tarde!
Dr. Gustavo, tenho duvida recente sofri um acidente onde quebrei a clavícula e fui a vários medicos onde alguns solicitam tratamento convencional e outros cirúrgico, será se poderia me ajudar com sua opinião. Tenho raio x fácil, caso consiga me ajudar.
Desde ja, obrigado.
Me procure para uma consulta se achar conveniente. Tel 3887-3355
Abs Dr. Gustavo
Bom dia Dr. quero saber se você recomenda o uso de algum medicamento para melhor recuperação da fratura, já não sinto dores e consigo movimentar o braço com pequenas limitações. Faço o uso de suplemento de vitaminas e minerais e tomo leite por causa do cálcio, mas segundo o ortopedista que esta me atendendo, nada disso acelera a recuperação do osso, que só melhoraria o osso caso ele não estivesse quebrado. Qual sua opinião sobre isso?
Obs: Estou no tratamento conservador, e estou na fase do calo fibroso.
Oi doutor
Boa noite
Eu fraturei a clavícula em um acidente de moto. Fiz cirurgia.
Estou fazendo fisioterapia para recuperar o movimento do ombro.
Porém os movimentos dos dedos da mão também ficaram comprometidos. Isso é normal?
Ou será que tenho um problema específico na mão? Estou muito preocupada! Já tem um mês e onze dias da cirurgia.
Agende uma consulta medica para ser avaliada.
Me procure se achar conveniente, ou agende um especialista. Tel 3887-3355
Abs Dr. Gustavo
Boa noite doutor, eu tive uma fratura em minha clavícula através de um chute quando fui separar uma briga, Clavícula esquerda, o osso partiu em dois locais, deixando o pedaço do meio solto..
Fui ao médico e o.mesmo falou que não era procedimento sirurgico, dei graças a Deus mas mesmo assim estou com um pouco de medo de ter sequelas, sinto uma fraca dormência no bíceps e as vezes fica formigando. Isso é normal ?? Se tiver algum e-mail ou forma de te enviar a foto do raio x mim fala.. tenho aqui em mãos a foto perfeita de frente e perfil ..
Aguardo retorno, Deus te abençoe.
Meu e-mail: marllonsillva28@gmail.com
ZAP. 73 98871-0100
Ola Marlon
não consigo opinar a distancia.
Me procure se achar conveniente, ou agende um especialista. Tel (11) 3887-3355
Abs Dr. Gustavo
Boa Noite doutor me chamo Gustavo e tenho 15 anos , quebrei a clavícula a 36 dias e não sinto mas dir nenhuma e estou usando a órtese em 8 , mas não vejo nenhum aparecimento de calo ósseo ainda , isso pode ser um problema( obs: eu estou fora do peso , pode ser que não apareça por conta disso ? )
Boa noite , tenho 15 anos e meu osso da clavícula colou em 5 semanas o médico já me libertou para tirar a faixa em 8 , mas quando tiro percebo um cansaço no braço afetado , será por que não estou mais acostumado a usar o braço é preciso me acostumar dnv ?
Tire suas duvidas de tratamento com seu medico, pois essa resposta depende de avaliação no consultório.
Me procure se achar conveniente, ou agende um especialista. Tel 3887-3355
Abs Dr. Gustavo
Olá,sofri um grave acidente de moto entrando em coma na hora da batida,fiquei 3 meses internado e eu estava em coma meu braço e cavícula colou,sendo meu braço um em cima do outro(osso),nao fiço a no pq tinha possibilidades de romper um tendão e eu perder os movimentos,mais meu braço está impossibilitado ainda,será se eu fazer a cirurgia no ombro eu ainda posso ter os movimentos do braço?
Acidente foi 19/de março de 2017
Oque o senhor me acomselha
Para entender o que aconteceu e qual seu diagnostico agora preciso examina-lo. Claro.
Me procure se achar conveniente, ou agende um especialista. Tel 3887-3355
Abs Dr. Gustavo
Boa tarde Dr. me chamo Neto. Cai de moto no dia 17/12/17 e quebrei a clavícula (1/3) desde la o medico me mandou usar um tipoia adequado para o casa e estou usando. Sendo que raramente sinto dor, eu tenho levantar o braço e sinto ele pesado. Será que já posso tirar a tipoia e voltar a trabalhar de moto?
Dr. Gustavo,
Olá, quebrei ,minha clavícula em um acidente há 10 anos e fiz o tratamento não cirúrgico em oito, meu braço ficou mais curto, não sei dizer quanto, mas com certeza mais que 2cm, de forma que algumas atividades esportivas que executo como musculação, ficaram bem complicadas. Além disso quando durmo de lado sobre o ombro fraturado algumas vezes levanto com um pouco de dor. Procurei um especialista em ombro há 5 anos atrás para saber se era possível corrigir, ele não disse que não, mas enfatizou que se eu encontrasse algum ortopedista que aceitasse fazer um procedimento para correção eu deveria “fugir” dele, por ser uma região de risco com artérias que passam próximas ao local e etc. Porém se houvesse uma forma de corrigir isso eu aceitaria ainda que houvesse algum risco, afinal a medicina sempre avança e sempre muda, além de alguns temas serem subjetivos. O doutor poderia me dizer se já realizou algum caso de correção após a consolidação ter ocorrido a tanto tempo? E caso positivo, qual é o resultado e como procedo para realizar o procedimento?
Me procure no consultorio se achar conveniente, ou agende um outro especialista. Riscos e benefícios de tratamento deve ser expostos para que você faça a melhor escolha.
Tel 3887-3355
Abs Dr. Gustavo
Doutor, quebrei minha clavícula e vai precisar de cirurgia pq o osso se separou totalmente, estou esperando uma vaga a 5 dias tem algum limite de tempo para fazer a cirurgia ?, ex no máximo 30 dias após a fratura
Nao há limite, mas quanto antes melhor. na maioria das vezes, após 2 semanas ja existe a formação do que chamamos calo mole, e começa e ficar mais difícil o procedimento. Cada caso deve ser avaliado separadamente.
bomdia doutor tenho trintae oito anos sofrir um acidente de moto fraturei a cravicula e foi colocado placa o medico nao me explicou o porque de placa e nao pino o que vc acha obg
Para um tipo especifico de fratura de clavícula, um estudo recente que foi tese de doutorado da USP mostrou que o tratamento cirúrgico com placa e parafusos tinha resultados superiores ao tratamento com pino.
tenho aclavicula caida caida no ombro esquerdo devido a uma queda,não foi quebrada,mas sinto que causam dores na coluna nunca operei.que posso fazer tenho medode operar e nao der certo.
Quer dizer Luxação Acromioclavicular? Clique no link e leia o outro post.
Doutor quebrei a minha clavícula a 9 meses. O médico disse que o osso colou, apesar de ter ficado com um caroço bem grande no ombro e ver nitidamente que não colou certo. Até então não sentia dor, mas agora devido a meu novo emprego eu ter que pegar peso, estou sentindo dor e inchaço no ombro. Será que houve uma refratura? Tem problema pegar peso mesmo depois de todo esse tempo?
Somente examinando para responder suas duvidas.
Me procure se achar conveniente, ou agende um especialista. Tel 3887-3355
Abs Dr. Gustavo
Olá Dr.gustavo.
Meu bebê de 5 meses caiu da cama e quebrou a clavícula o médico disse que não precisava usar nada já ouvir suas opinião a mesma coisa estou preocupada. Tbm ele é muito agitado e não para. Ele vai ficar com seqüelas???
Como demorei a responder, ele ja deve estar bem melhor! Estou certo Dona Ana?
A fratura de clavícula nessa faixa etária tem boa evolução. Não se preocupe.
Doutor,
Eu sofri uma queda tem uns 10 anos. Percebi que o meu ombro estava desalinhado e fui ao médico.
O médico não pediu Raio X. Ele disse que não era nada grave e me receitou diclofenaco para 3 semanas.
Tem 1 ano que estou fazendo musculação e determinados exercícios começaram a me fazer sentir dores no ombro. Fui ao médico, ele pediu um raio X e para a minha surpresa, a minha clavícula está quebrada no terço distal.
Existe a possibilidade de restauração?
Estou marcando um ortopedista, mas vai demorar muito pelo SUS. Estou muito angustiado e a ansioso.
10 anos é muito tempo de evolução. Se sente algum problema, a maior chance é de não ser pela fratura. Precisamos verificar outras lesões associadas como ligamentar, tendinea etc.
Me procure se achar conveniente, ou agende um especialista. Tel 3887-3355
Abs Dr. Gustavo
Doutor fraturei a clavícula dia 24 de Janeiro. Dia 31 fiz cirurgia e foi colocado placa e pinos. Minha dúvida vou ter que passar por outro procedimento cirúrgico pra retirar esses pinos ou posso ficar com eles. Sendo que tenho pressão baixa e morro de medo de cirurgia.
Nao fique com medo. Tire suas duvidas com o seu ortopedista. Na maioria das vezes não indicamos a retirada do material de síntese, mas cada caso deve ser avaliado isoladamente.
Boa noite, doutor.
Fraturei a clavícula há 9 ou 10 anos, mas como morava no sitio, era difícil porque não tinha condução e então o osso colou sozinho. Hoje tem como se fosse um calombo e sinto dores na nuca, parece que algumas vértebras nessa região estão mais levantadas que o normal. Nesse caso eu deveria procurar um medico para uma futura cirurgia ou não ?
Aguardo sua resposta doutor.
Somente em uma consulta medica o Ortopedista poderá te dizer se precisa ou não fazer algo com essa deformidade que você refere.
Deve procurar um medico para ser avaliado. Ele discutira com o senhor a necessidade ou não de tratamentos.
Caro Dr. Gustavo,
Quebrei a clavícula há três anos e ficou um ‘defeito’ bem aparente.
Há como corrigir este ‘defeito’? Através de uma cirurgia ou outro procedimento?
Att,
Airton
Ola Airton.
Não ha como dizer sem vê-lo.
Me procure se achar conveniente, ou agende um especialista. Tel 3887-3355
Abs Dr. Gustavo
Bom dia Dr. Vou operar a clavícula segunda-feira 26/02, gostaria de saber se tenho que interromper o uso do anticoncepcional e se possue algum risco tomar após a cirurgia.
De forma alguma. Mesmo assim, que seu comentário sirva de orientação a todos que nos leem: PERGUNTE AO SEU MÉDICO SEMPRE, E TIRE SUAS DÚVIDAS! SEMPRE. Estamos aqui para isso.
Bomdia Dr , quebrei cravicula dia 6-02-18 fiz cirugia houve desvio foi feita cirurgia placa com parafusos hj ja e dia 26 posso começar movimentar fazer alguns exercicios
Olá Dr. bom dia meu Nome eh Raffaela, sofri um acidente de carro em 19 de julho de 2016, fiz todo tratamento com tipoia e o oito, mais depois de todo esse tempo sinto muita dor, inchaco, e retornei ao medico e constatou que ela não consolidou! não criou um calo osseo suficinete! sinto perca de força no braço formigamento … estou muito apreensiva quanto a cirurgia! é normal a fratura não consolidar assim?? e sobre a cirurgia?? vou me recuperar 100 % poder fazer esportes ?
Ola Raffaela
desculpe a demora em responde-la.
Não há como prometer resultado de tratamento. Trata-se de uma escolha de meio, quero dizer, tal plano de tratamento indicado pelo médico é o que tem maior chance de “dar certo”.
No consultorio conseguimos discutir melhor os riscos e benefícios de cada escolha.
Abs e boa sorte. Conte comigo
Dr quebrei minha cravicula faz 2 anos , tenho 6 parafuso nela, faço todos os movimentos normais, oque os médicos falaram que poderia não acontecer, minha dúvida é esses parafuso e tirado ou deixa .
Tem médico que escolhe por indicar a retirada, tem outros que não. Eu não costumo indicar quando não incomoda, mas cada caso deve ser avaliado separadamente. Há uma infinidade de indicaçoes onde a melhor escolha é retirar.
Me procure se achar conveniente, ou agende um especialista. Tel 3887-3355
Abs Dr. Gustavo
Dr. Gustavo Borgo.
Boa noite, primeiro quero te agradecer e parabenizar pela generosidade e disponibilidade em responder a tantas perguntas, sei o quão raro é isso em qualquer área profissional.
No meu terceiro mês de academia eu estava fazendo o ultimo exercício para bíceps, isométrico! (carga baixa 3 quilos e movimento bem lento! ridiculamente lento.. kkk) rosca alternada com halteres. e senti um estalo na minha clavícula, parei o exercício e fui para casa. Fiquei 2 meses apenas treinando pernas, dando descanso a clavícula, pois sentia dores na clavícula e nos músculos próximo a escapula (para tentar ser preciso, na “rombóide maior” <músculo) tirei um raio X, o ortopedista disse que não indicava fatura. porém notei que minha clavícula ficou um pouco mais curvada para fora (bem pouco) ele disse que poderia ser algum inchaço devido o estalo… mas isso faz um ano. Fiz fisioterapia, mas não senti muito resultado.. e sinto dores todos os dias! me sinto limitado, pois não posso fazer nenhum esforço extra, alem do meu trabalho/escritório e pilotar moto, pelo fato de já ter 1 ano e eu notar esse pequeno "inchaço", sentido dores todos os dias, será que devo procurar alguém com experiencia cirúrgica ? mesmo sem fratura.
Ola Kaique
Primeiramente me desculpe a demora em responde-lo.
Pelo que descreve, parece ter desenvolvido uma Discenesia Escapular. Pode acontecer por lesão muscular, neurológica, fraturas, lesões ligamentares ou apenas perda de força. Agora, não consigo dizer qual o seu diagnostico por aqui. O exame fisico detalhado é de suma importância nesses casos.
Tenho especial interesse nos estudos da escapula. Se quiser sei que posso ajuda-lo.
Me procure se achar conveniente, ou agende um especialista. Tel 3887-3355
Abs Dr. Gustavo
Bom dia Dr… hj meu filho fraturou a clavícula, ele tem 8 anos.
Foi posto uma tipoia ombro e Costa…mas nada que imobilize o braço, pois lendo em vários lugares percebi que nesses casos o braço precisa ser mobilizado, ou não?
ola Kelly
desculpa a demora em responde-la.
Siga sempre a orientação médica. Nem todos os casos são exatamente iguais.
Dr. boa tarde!
Quebrei minha clavícula a uns 9 anos atrás e na época ela acabou não colando perfeitamente e foi colado um osso em cima do outro, até mesmo hoje você vê nitidamente o alteado.
Enfim, vai e vem eu sinto muita dor próximo ao peito, falta de ar e só de encostar nesse osso que é onde está próximo ao coração (que fica bem acelerado) doí muito.
Poderia ser algo relacionado a clavícula ainda?
Ola Ingrid.
Muito estranho. Eu iria primeiro em um cardiologista ou clinico geral para uma investigação diagnostica mais detalhada desses seus sintomas.
Boa sorte
Boa noite doutor… fraturei á clavícula faz 20 dias e na cirurgia eles colocaram 2 pinos em mim tudo sem.cortes…
Só quE está visível um caroço e eu não sei se seria a ponta dos pinos na parte interna ou se está clarificando certo como um amigo meu disse
Ola Guilherme
Somente examinando o senhor para saber o que esta acontecendo, e é isso que eu recomendo que o senhor faça.
Me procure se achar conveniente, ou procure um especialista Ortopedista. Tel (11) 3887-3355
Olá doutor, quebrei minha clavícula em um acidente de moto a 1 ano atrás e disseram que não precisava de cirurgia usei uma tipoia no tempo que eles determinaram e terminei o tratamento mas minha clavícula nitidamente continua separada onde quebrou, e o ombro menor e mais caído que o outro,praticamente não dói ,só incomoda quando faço algum exercício pesado. Terei que passar por uma cirurgia?
Chamamos essa complicação de Pseudoartrose. MUITO prevalente em quem fuma. O senhor fuma?
Chamamos de pseudoartrose quando o osso fraturado não “cola” após 6 meses de evolução. Existem métodos não cirúrgicos para tentar a cicatrização do osso, mas o risco beneficio de cada escolha deve ser cuidadosamente analisada junto com seu médico.
Caso queira uma segunda opinião de um especialista, me procure. Telefone do consultório é o 3887-3355.
Abs e boa sorte
Não fumo Doutor e nunca fumei, tenho 20 anos, inclusive o médico disse que a clavícula ¨colaria¨ facilmente devido ao fato de eu ser novo.
Mas se eu deixar como ta eu vou correr algum risco ou algo do tipo? ( eu pratico musculação).
Olá Dr. Gustavo,
Moro na Holanda e fui atingido por um carro enquanto andava de bike. Fraturei a clavícula em alguns pedaços bem próximos da extremidade do osso, pelo que vi no raio-x quase na junta da clavícula com o osso do braço. Os médicos disseram que é melhor esperar para ver se cura sem intervenção cirúrgica. Mas o mais estranho pra mim é que ele disse que tenho que movimentar o ombro o máximo que eu puder, por que caso contrario, se a cicatrização ocorrer com o braço imóvel, não poderei mais mexer o ombro no final. Achei que era o oposto, que deveria manter imóvel, na posição em que o osso ficasse próximo um do outro para facilitar a fixação.
Ola Nickson
Nao posso julgar a escolha de tratamento do colega ortopedista. Ele esta em uma posição confortável para escolher seu tratamento (examinou o senhor, bem como avaliou os exames de imagem). Para que eu possa dizer qual conduta eu indicaria, preciso fazer o mesmo.
Caso precise, o telefone do consultorio é o (11) 3887-3355. Entre em contato para que eu possa ajuda-lo.
Abs
Oi doutor eu fraturei a clavícula bem no meio, operei foi colocado uma platina e 5 pinos, já fazem 3 meses de operação, gostaria de saber quanto tempo mínimo eu posso voltar a jogar bola e se vou poder, por exemplo, ir pra academia esses tipos de atividades. E o que eu preciso fazer pra fortalecer os músculos do ombro de novo? A fratura foi por queda de moto. Agradeço desde já.
Ola Phablo
A liberação para os esportes se da após a consolidação da fratura (cicatrização do osso). Consulte o especialista para que ele possa avalia-lo e dizer se já esta pronto para retornar as atividades.
Abs.
Conte comigo
Ola, bom dia.
Tenho a clavícula direita fora do lugar. Ela é saltada desde que caí jogando bola quando era adolescente. Nunca fui ao médico e ela ficou assim, saltada, evidentemente mais para fora do que a outra, e me deixou com algumas limitações de movimento e menos força.
O ponto mais evidente é logo abaixo do pescoço, no inicio do tórax, onde ela se encaixa.
Será que tem conserto? Algum tratamento?
Não consigo fazer o diagnóstico ou definir tratamento por aqui. Sugiro que agende uma consulta médica ortopédica especializada.
oi DR. tive um acidente de moto em 2009 e fraturei a clavícula . fiz a cirurgia e nas semanas de recuperação tive muita dor e queimação no braço e o nervo tipo encolhia . fiz algumas revisões com o medico e por final ele me passou um medicamento que tirava as queimações . e as dores . mas tive nescidade de voltar para minha cidade para trabalhar . hoje continuo com muitas dores mas com as coisas apertadas e tendo que cuidar da família nao fui ver essa minha cituaçao pois moro em outra cidade . ja vez 10 anos que fiz a cirurgia . gostaria de saber se a placa e os pinos podem provocar alguma dano maior para mim. pois nao posso parar de trabalhar tomo muitos remedios para dor .
Ola doutor
Parti a clavícula no dia 18\01 fiquei com um osso ligeiramente por cima do outro, o medico que me que me seguiu disse-me que não seria necessário operar, apenas usei o imobilizador, agora passados 3 meses ainda sinto algum desconforto ao dormir sobre o ombro onde tive a fratura, apesar disso voltei para o ginásio com autorização do medico mas sinto alguma dor quando faço exercícios que envolvam o peito e o ombro, será normal visto estar a recomeçar a actividade física ou passados os 3 meses já não deveria sentir qualquer dor???
Obrigado
Para responder a sua dúvida é preciso uma avaliação mais detalhada, que envolve o exame físico e exames de imagens para identificar o real motivo da sua dor.
Obrigado por comentar.
Abs
Dr. Gustavo
Olá Doutor, fraturei a clavícula há 2 semanas, fiz cirurgia, coloquei placa e pinos. Porém já estou fazendo um esforço para escrever e estou jogando videogame, isso pode prejudicar a cirurgia? Ou atrapalhar na recuperação? Abraço
Sugiro que pergunte ao médico que o operou.
DR. quebrei a clavícula ta com 2 semanas, to usando tipoia, e já fui no hospital. tem um osso atras do ombro que está mais alto, é normal isso durante recuperação ? e um tipo caroço na clavícula ta um pouco alto também.
Dr, boa tarde.
quebrei minha clavícula e irei operar, o uso de canábis ou cigarro pode afetar o tratamento ou ter complicações na recuperação ?
Att.
Sim. O cigarro aumento o risco de falha na cicatrização do osso. A falha dessa consolidação chamamos pseudoartrose.
Boa noite Dr. Meu filho de 2 anos caiu e fraturou a vlavicula a 4 dias atras, mas o local esta inchado e um pouco rocheado, esrou um pouco preocupada. É normal?