Especialista no tratamento de luxações do ombro, restauro a funcionalidade da articulação com segurança e eficiência. Desde reduções imediatas a terapias avançadas de reabilitação, ofereço o suporte necessário para prevenir recorrências e promover uma recuperação completa.
Dr. Gustavo Borgo | Ortopedista - Cirurgião de Ombro e Cotovelo 15 avaliações no Google Raquel Coneglian2025-01-08 Tive uma experiência extremamente positiva com o Dr. Gustavo Borgo, ele foi muito atencioso desde o primeiro momento, entendendo as minhas preocupações e esclarecendo o meu caso de forma clara e detalhada ( desloquei o ombro esquerdo e tive uma lesão de Hill sachs). Uma empatia rara, o que me deixou confortável e confiante no tratamento. Sem dúvida alguma recomendo o Dr. GUSTAVO BORGO a todos que buscam um médico que realmente se importa e cuida dos seus pacientes !! Carla Zucchi Weissheimer2024-12-17 Dr. Gustavo Borgo é estudioso, profissional experiente, atencioso e competente demais. Aquela pessoa que se indica se olhos fechados! Atendimento e acompanhamento de excelência! ✅👏👏👏 Daria Esteves2024-12-17 Dr Gustavo Borgo prestativo e competente ..cuidou muito bem dos meus joelhos com artrose. Infiltrou os 2 com ótimos resultados. Ele é hábil para todas condutas ortopédicas, apesar de sua maior especialidade ser ombro e cotovelo. Marcela Albertini Esteves2024-12-17 O Dr. Gustavo é atencioso, competente, estudioso, inteligente e tem um tratamento muito humanizado. Recomendo de olhos fechados para todos aqueles que precisarem de ortopedista bom de verdade!!! Maria Teresa Albertini Esteves2024-12-16 Atendimento muito atencioso , com muito carinho, profissional muito competente Andre Amaral2024-12-16 Dr. Gustavo já cuidou de diversos membros da minha família, é um profissional de excelência, com um olhar humanizado ao paciente e de extrema qualidade e precisão nos tratamentos. Realmente é diferenciado. Muita gratidão por tudo o que fez por todos nós. Tem nossa gratidão, admiração e recomendação. José Roberto dos Santos2022-10-11 Conheci Dr. Gustavo no pronto socorro com o meu tendão do quadríceps rompido, ele me atendeu, pediu exames, medicou, mas acabei tendo que fazer uma cirurgia de emergência para reconstrução do tendão. A atenção, profissionalismo e competência do Dr. Gustavo durante a cirurgia e na recuperação foi excepcional. Sua clinica também é de primeira qualidade e foi lá que iniciei a fisioterapia uma semana após a cirurgia. Hoje, após seis meses da cirurgia, já estou recuperado, agora na fase de fortalecimento muscular para, brevemente, voltar a jogar tênis. Enfim, sou muito grato e recomendo fortemente o Dr. Gustavo. Susana Ziliotto2017-10-10 Médico muito competente e humano! Atendimento nota mil! Mauricio Vaz2017-09-30 Profissional competente, e além do conhecimento, sabe atender e se colocar no lugar do paciente.
Luxação do ombro é o nome que se dá à perda completa ou parcial da congruência desta articulação. Ela funciona como uma chave de boca em uma porca, ou como uma dobradiça, bem encaixadas. Chamamos de luxação quando esse encaixe deixa de ser perfeito.
O ombro (articulação glenoumeral) apresenta uma grande incidência de luxações quando comparado a outras articulações, sendo responsável por cerca de 45% dos casos em todo o nosso organismo. É a articulação que mais “sai do lugar”. Isso se deve a anatomia única e altamente diferenciada para a realização de movimentos em quase todas as direções.
Os primeiros relatos de luxação de ombro são encontrados em tumbas egípcias (3000-2500 a.C.), e foi Hipócrates (460 a.C.) que estabeleceu as primeiras formas de tratamento. Curiosamente, algumas técnicas descritas por ele são usadas até os dias atuais.
O ombro é composto por diversas estruturas ósseas, ligamentares, tendíneas e articulares. Essa estrutura complexa faz movimentos de forma ampla, permitindo que posicionemos o braço e a mão em quase todos os planos tridimensionais. Ao mesmo tempo que ganhamos com o movimento, perdemos com a estabilidade, que nessa articulação, depende muito da tensão dinâmica (que aumenta ou diminui conforme solicitada) dos tendões e ligamentos. É como se a cabeça do úmero fosse a bola que a foca equilibra, ou uma grande bola de sorvete apoiada na casquinha.
As estruturas que “seguram” o ombro no lugar, e que podem estar lesadas na luxação do ombro são:
Há dois tipos mais importantes de luxação do ombro (articulação glenoumeral). O primeiro, e mais comum (cerca de 85% das vezes), ocorre quando o úmero sai para a frente da glenóide (anterior). O segundo, posterior, é menos comum e acontece quando o úmero (osso do braço) é forçado para trás da glenóide.
A luxação anterior da articulação glenoumeral ocorre com o ombro em posição de arremesso. Dizemos que ele se encontra em abdução (aberto para cima), extensão (desviado para trás) e rotação externa (rodado para trás). É comum em práticas esportivas e traumas por quedas com a mão apoiada no chão.
Já a luxação posterior, ocorre após uma queda com a mão apoiada no chão com o braço ligeiramente aduzido (como se estivesse cruzando a linha média do corpo em direção ao outro lado), ou em episódios convulsivos devido à contração muscular excessiva.
De forma geral, a luxação do ombro costuma ser bastante dramática. A dor é intensa, e algumas vezes é possível qualquer pessoa notar uma deformidade.
exame físico de uma luxação de ombro
Se isso acontecer, procure imediatamente um pronto atendimento médico ou ortopédico. O profissional irá examiná-lo e como procedimento solicitará uma radiografia de urgência. Isso é o suficiente para iniciar o tratamento.
Caso seja confirmada a luxação do ombro, será necessário realizar uma manobra de redução, isto é, “colocar o ombro no lugar”. A manobra pode ser realizada por diferentes técnicas, todas com a mesma finalidade: restaurar a congruência articular.
Correlação da anatomia e imagem de radiografia (Rx).
A escolha da técnica a ser utilizada depende unicamente da preferência do médico que esta prestando o atendimento, e não deve ser realizada por pessoas não treinadas. Para seu conhecimento, a mais famosa delas é a chamada manobra hipocrática, também conhecida como “tração e contra tração”. O procedimento deve ser realizado imediatamente após o diagnóstico, no pronto atendimento ou em ambiente de centro cirúrgico. O uso de analgésicos endovenosos ou intra-articulares podem ajudar no controle da dor e facilitar a redução.
Caso o tratamento na fase inicial seja efetivo, o ombro será imobilizado com uma tipóia, e o paciente encaminhado para um seguimento ortopédico especializado. As decisões de como tratar a partir daí depende de inúmeros fatores que devem ser avaliados pelo especialista. Cada paciente deve conversar com o seu médico a respeito dos prós e contras do tratamento escolhido.
As complicações da luxação aguda do ombro nem sempre são identificadas na fase inicial. Às vezes, demoram algumas semanas ou meses para que os problemas secundários à luxação apareçam. Podemos citar: