Envelhecimento muscular: como ocorre e o que você pode fazer para evitá-lo.

Resultado da pesquisa: o que a maioria quer saber é sobre o envelhecimento muscular. Na última semana, comecei uma série de artigos para explicar melhor o envelhecimento do aparelho locomotor,  e abri uma enquete para entender o interesse dos leitores dentro desta questão. Veja o resultado.

envelhecimento

Resultado da pesquisa de interesse por temas do envelhecimento do aparelho locomotor.

Agradeço às pessoas que participaram da enquete. Fico muito feliz em ser útil e disseminar informação de qualidade! Caso você não tenha lido o primeiro artigo da série, não perca a oportunidade, clique aqui.

Envelhecimento do aparelho locomotor

O que muda com o envelhecimento muscular?

A diminuição muscular relacionada ao envelhecer é chamada de Sarcopenia, incluindo:

  • perda de massa muscular
  • diminuição da força de contração máxima
  • alteração da qualidade do músculo

Há estimativas que demonstram perda de 5-10% de massa muscular por década após os 45 anos.

Quando somos jovens…

Assim como na osteoporose, as alterações degenerativas se iniciam após os 30 anos de idade.

Entre os vinte e trinta anos atingimos o pico de força muscular. Isso ocorre porque as fibras musculares possuem o maior diâmetro transversal (maior hipertrofia) e as de contração rápida (tipo 2) são 15-20% maiores que as de contração lenta (tipo 1).

envelhecimento muscular

 

Envelhecendo…

Aos 65 anos, teremos 30% a menos de força muscular. Tal fenômeno se acentua em idades mais avançadas, e se concentra muito mais nos braços e pernas do que no tronco. O declínio decorre da diminuição do diâmetro transversal (hipotrofia) e mudança da quantidade das fibras musculares de contração rápida. Aos 85 anos, teremos um número de fibras do tipo 2 equivalendo a metade do número das do tipo 1. Além disso, há ainda uma diminuição da qualidade da fibra, no que se refere a pior inervação, contratilidade, fadiga, vascularização e captação e metabolismo da glicose.

Diminui a capacidade de promover torque articular rápido, tão importante para recuperar o equilíbrio ao evitar obstáculos, o que facilita as quedas. 

envelhecimento muscular

Porque o músculo envelhece?

Existem causas diversas neurológicas e do metabolismo celular muscular, mas as causas mais importantes são as comportamentais. Por sorte, são também as mais acessíveis a intervenções. Dados norte-americanos indicam que apenas 25% dos idosos praticam atividade física, e apenas 1 a 3% em níveis que permitam aumento de massa muscular. Além disso, o repouso no leito pode causar a perda de 1 a 1,5% da força muscular por dia.

Há como prevenir o envelhecimento muscular?

Sim. Vários estudos indicam melhora de força e volume muscular através de um treinamento de musculação regular e progressivo. Este tipo de treinamento combate a sarcopenia, pois promove aumentos substanciais de vigor, massa e potência dos músculos dos idosos.

Gostou? No próximo artigo irei abordar o envelhecimento ósseo. Clique aqui e se informe melhor sobre a osteoporose. Não perca.

E agora que você já sabe um pouco mais sobre o processo de envelhecimento do aparelho locomotor, convido você a ver o material com dicas de Cuidados para envelhecer bem, preservando a boa saúde AQUI!

Abs.

Dr. Gustavo

Compatilhar: