O que cigarro e lesão do manguito rotador têm em comum?
Você deve estar interrogando: “Cigarro e lesão do manguito rotador? Nunca ouvi falar disso!”.
O ato de fumar é causa reconhecida de doenças cardiovasculares, pulmonares e alguns canceres. O que poucos sabem é porque e como esses órgãos são afetados. Se você entender os mecanismos pelos quais o tabagismo pode danificar os tecidos, ficará claro o mal que ele causa.
Para isso, você precisa primeiro de uma aula básica sobre o funcionamento do nosso organismo. Aí vai!
Como os tecidos do nosso corpo se alimentam?
Nossos tecidos (pele, músculos, ossos, cérebro, pulmão, coração etc) são compostos de células diferenciadas para cada função específica do órgão que compõe. Estas células têm em comum o mesmo metabolismo básico de sobrevivência: precisam de oxigênio e nutrientes para manter a produção das proteínas codificadas pelo seu DNA. Cada célula é uma mini-unidade produtora da grande indústria que é o nosso organismo, e a “receita secreta” da produção está no DNA.
Assim, no caso de falta de oxigênio, a fábrica para de produzir. E no caso de lesão ao código da receita, produz de forma desordenada gerando lesão aos órgãos ou o aparecimento do câncer.
O cigarro prejudica o metabolismo celular?
Sim. A fumaça cigarro, quando inalada, leva consigo substancias que atacam o DNA das células, causando mutações, e levando ao desenvolvimento do câncer.
Não bastasse isso, a oxigenação dos tecidos fica prejudicada a cada “tragada” do cigarro. O Monóxido de Carbono (CO) inalado liga-se à molécula de Oxigênio (O2) produzindo Gás Carbônico (CO2). Isso consome oxigênio que seria levado ás células.
Há ainda um terceiro problema. O oxigênio é transportado até as células por meio da Hemoglobina, uma molécula presente no sangue. A nicotina inalada causa contração dos vasos sanguíneos, diminuindo a passagem de sangue, e por consequência, da mínima quantidade de O2 que estava sendo levado aos tecidos.
Cigarro e lesão do manguito rotador: relação de causa e efeito
Atualmente tem se estudado a relação do cigarro com dores e disfunções musculoesqueléticas (ortopédicas), (conheça um infográfico que mapeia as principais dores do corpo, com enfoque em ombros e cotovelos). Além da consagrada relação com a Osteoporose, experimentos recentes demonstraram as consequências adversas do tabagismo na cicatrização de feridas, na integração de enxertos ósseos e cicatrização óssea (consolidação), e nos índices de infecção pós procedimentos cirúrgicos.
Um estudo recente demonstrou que o cigarro aumenta o risco de lesão do manguito rotador.
Foi identificado ainda que tanto o tempo de tabagismo, quanto a quantidade (dose) fumada, são fatores de causa e piora do tamanho da rotura do manguito rotador. A diminuição de oferta de nutrientes e O2 nos tecidos desencadeia a degeneração dos tendões (chamada tendinose), culminando com o rompimento desses.
Não bastasse isso, sabe-se que a lesão do manguito rotador associada a tendinose pelo hábito de fumar é pior que a lesão em não fumantes, apresentando piores resultados no tratamento, seja ele cirúrgico ou com fisioterapia.
Agora que você já percebeu a relação prejudicial entre cigarro e lesão do manguito rotador, e caso esteja pensando em parar de fumar, procure um médico para que possa ajudá-lo a cessar o tabagismo, e não deixe de investigar caso sinta dores no ombro.
Aproveito para convidar você a conhecer um infográfico que mapeia as principais dores do corpo, com enfoque em ombros e cotovelos.
Abs
Mande suas dúvidas e comentários.
Fontes:
Leino-Arjas P. Smoking and musculoskeletal disorders in the metal industry: a prospective study.
Cobb TK, Gabrielsen TA, Campbell DC, Wallrichs SL, Ilstrup DM. Cigarette smoking and non-union after ankle arthrodesis.
Daftari T, Whitesides T, Heller J, Goodrich AC, McCarey BE, Hutton WC. Nicotine on the revascularisation of bone graft: an experimental study in rabbits.
Baumgarten KM, Gerlach D, Galatz LM, Teefey SA, Middleton WD, Ditsios K, et al. Cigarette smoking increases the risk for rotator cuff tears.
Mallon WJ, Misamore G, Snead DS, Denton P. The impact of preoperative smoking habits on the results of rotator cuff repair.
The impact of preoperative smoking habit on rotator cuff tear: cigarette smoking influences rotator cuff tear sizes.
Dr Gustavo Borgo parabéns pela matéria publicada meu nome e Fernando faria gostaria de relatar um fato sou fumante e a cerca de um ano quebrei o úmero braco direito fratura obligua displace fiz um tratamento conservador com algumas divergências enfim durante o período que fiquei no hospital e mais uma três meses parei de fumar não sentia dor nenhuma após esse período voltei a fumar e sinto que agora começou a aparecer algumas dores no ombro sei que o cigarro prejudica muito e dores no manguito rotador tem evoluido gostaria de saber se existe algum aparelho além da fisioterapia que já pratiquei usei brace apesar de o braço ter ficado um pouco torto que usasse entre a região do ombro e as costas meu zap é (21)983361858 parabéns e muito obrigado
Não consegui entender ao certo o que precisa. Se a dúvida for em relação as dores no ombro, é preciso ser avaliado pois pode sofrer de uma lesão dos tendões do manguito rotador. Além disso, o tabagismo também dificulta a consolidação óssea (cicatrização do osso após fraturas). As dores que sente podem ainda ser decorrentes dessa falha em consolidação. É preciso que você seja examinado, avaliado, e se for necessário ainda realizar alguns exames complementares.
Espero ter ajudado.
Boa sorte
Abs Dr. Gustavo Borgo