Os 5 Motivos pelos quais Você Não Deve tentar Colocar o Ombro no Lugar.
Aprenda aqui, de forma clara e resumida, exatamente o que você deve ou não fazer em caso de acidentes no ombro. Mais do que isso, as explicações e exemplos citados abaixo irão torná-lo um “expert” em como ajudar uma pessoa que machucou o ombro. Você entenderá facilmente que não se deve tentar colocar o ombro no lugar.
Alguns pontos são muito importantes e você precisa saber:
- em 99,9% das vezes, o socorro imediato é dado por uma pessoa leiga (no caso você) no local do acidente.
- mesmo que o resgate venha “voando” para prestar o atendimento inicial, na melhor das hipóteses, o tempo decorrido a partir do chamado de socorro demorará em média entre dez e vinte minutos (lembrando aqui para vocês: 193 – bombeiros).
Por isso é tão importante que você leia esse texto.
O que é “colocar um ombro no lugar”?
Para os médicos, a articulação que “esta fora do lugar” é chamada de luxada. A luxação ocorre quando os dois ossos perderam a sua congruência perfeita. A maioria das luxações do ombro ocorrem após queda de própria altura com a mão espalmada ou em atividades esportivas com trauma indireto.
A atitude de “por a articulação no lugar” (no nosso caso colocar o ombro no lugar) é um ato médico chamado de redução. É esse o tema principal deste post.
É importante dizer também que cada articulação do nosso organismo tem suas peculiaridades e diferenças na estrutura óssea e ligamentar. Os mecanismos que levam à luxação são diferentes em cada uma delas, e uma mesma articulação pode sair do lugar de diversas maneiras, modificando a forma como cada uma delas deve ser tratada.
Hoje iremos focar exclusivamente na articulação do ombro.
Motivo número 1 – o diagnóstico correto é uma Contusão do Ombro
Quando sofremos um trauma no ombro, sem que tenha ocorrido uma fratura ou luxação desta articulação, chamamos de contusão. Nada mais é que a “pancada”, com machucado na pele e musculatura local. Os principais sintomas são dor e inchaço, podendo ocorrer também equimose (o “roxo” local).
A contusão não deve de tratada com manobra redução!
A tentativa colocar o ombro no lugar não irá ajudar no tratamento, além de causar piora importante da dor do paciente.
Motivo número 2 – o diagnóstico correto é Luxação Acromioclavicular
Grande parte das quedas sobre a face lateral do ombro irão causar luxação da articulação acromioclavicular. É um diagnóstico diferente da luxação do ombro (da articulação glenoumeral), e não é tratado com manobras de redução.
“Puxar um ombro de uma pessoa que sofreu uma luxação acromioclavicular pode piorar a lesão do paciente.”
Somente um médico especialista é capaz de diagnosticar, através do exame físico e de imagens, essa doença. O tratamento é, na grande maioria das vezes, realizado apenas com imobilização e retirada de carga do ombro.
Motivo número 3 – fratura do ombro
É muito comum a ocorrência de fraturas na região do ombro após uma queda de própria altura ou acidentes com esportes. São diversos os diagnósticos que podem confundir neste momento:
- fratura de clavícula
- fratura de escápula
- fratura do úmero proximal
- fratura do úmero (braço)
Em idosos (pessoas com mais de sessenta anos), é muito frequente a ocorrência de fraturas na região do braço ou do ombro após uma queda de própria altura.
“Tracionar o membro de uma pessoa com fratura do ombro pode piorar e dificultar ainda mais o tratamento. Em alguns casos, uma fratura que seria de tratamento conservador por acabar necessitando de cirurgia por causa de uma atitude irresponsável como esta.”
Hi, I think your site might be having browser compatibility issues.
When I look at your blog site in Ie, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it
has some overlapping. I just wanted to give you a quick heads
up! Other then that, very good blog!