Browsing Category

Lesões do esporte

ombro do atleta

Ombro do atleta – lesões no esporte

Informações aos pacientes, Lesões do esporte, Luxações Por 29 de agosto de 2016 Tags: , , , , , 2 Comments

Muitos consideram vilões do ombro do atleta esportes como natação, voleibol, handebol, tenis, beisebol e rugby. Responsáveis pelos inúmeros afastamento dos treinos ou mesmo das competições, as lesões podem ser evitadas caso as medidas de prevenções e diagnóstico precoce sejam aplicadas.

Entenda quais as lesões e esportes que acometem o ombro do atleta

Segundo a American Medical Association, podemos dividir os esportes em de contato (boxe, futebol, handebol, basquetebol etc) e de não-contato (tenis, natação, golfe, levantamento de peso, lançamento de disco, beisebol

Compatilhar:
levantamento de peso

Levantamento de peso olímpico – lesões no esporte

Artrose ou Desgaste, As articulações, Lesões do esporte, Luxações Por 13 de agosto de 2016 Tags: , , , No Comments

O levantamento de peso olímpico e as lesões no esporte: você vai se surpreender!

Muitos imaginam que o levantamento de peso olímpico é uma modalidade esportiva que causa muitas lesões, principalmente na coluna, certo? Errado!

As lesões neste esporte incidem em cerca de 30% dos atletas, e são na sua grande maioria das vezes articulares.

Compatilhar:
artroscopia do ombro

Artroscopia do ombro: tecnologia no tratamento das lesões articulares

As articulações, Cirurgias, Informações aos pacientes, Lesões do esporte, Você sabia? Por 29 de abril de 2016 Tags: , , , , , 2 Comments

A artroscopia do ombro é uma técnica moderna e minimamente invasiva no tratamento de diversas patologias

A artroscopia do ombro é uma técnica cirúrgica inovadora no tratamento dos problemas desta articulação. Trata-se de um avanço da ciência muito importante, um verdadeiro marco na história da ortopedia mundial. Com o uso da artroscopia foi possível diagnosticar doenças ortopédicas articulares antes desconhecidas, bem como avançar e modernizar as formas de tratamento de muitas outras.

Compatilhar:
epicondilite medial

Epicondilite medial

As articulações, Dor, Informações aos pacientes, Lesões do esporte, O Tendão, Prevenção de lesões Por 18 de fevereiro de 2016 Tags: , , , , , , , , , 2 Comments

Você sente dor no cotovelo? Não a ignore. Pode ser epicondilite medial.

Hoje, você irá conhecer o segundo tipo de epicondilite: a epicondilite medial.

Há algumas semanas, iniciei uma sequência de três posts para explicar a causa mais comum de dor no cotovelo em adultos: a epicondilite (clique aqui para ver o primeiro post sobre o tema). A única diferença entre a epicondilite lateral e a medial é o grupo de tendões acometidos. Vou explicar abaixo:

Epicondilite medial

A epicondilite medial foi descrita inicialmente como “cotovelo de golfista”, mas não acomete apenas os praticantes desta modalidade esportiva. Trata-se de uma entidade seis a dez vezes menos comum que a epicondilite lateral, o que não significa que seja rara.

Compatilhar:
epicondilite lateral

Epicondilite lateral

As articulações, Dor, Informações aos pacientes, Lesões do esporte, O Tendão, Prevenção de lesões Por 31 de janeiro de 2016 Tags: , , , , , No Comments

A epicondilite lateral é, sem dúvida nenhuma, uma das doenças mais comuns em consultório ortopédico, especialmente em consultas com especialistas em cotovelo.

Já falamos um pouco sobre a epicondilite no artigo anterior (veja aqui). E vale lembrar de um ponto importante para que entenda melhor este artigo.

Sabemos que ela pode acometer duas regiões principais do cotovelo, a depender do grupamento musculo-tendíneo acometido:

  1. lateral: extensores do punho e dedos, e supinador do antebraço.
  2. medial: flexores do punho e dedos, e pronador do antebraço.

Neste post, falarei exclusivamente da porção lateral, a mais acometida de todas.

Epicondilite lateral, a causa mais comum de dor no cotovelo em adultos

Compatilhar:
epicondilite

Epicondilite (dor no cotovelo)

Informações aos pacientes, Lesões do esporte, O Tendão Por 22 de janeiro de 2016 Tags: , , , , , , , , , , No Comments

Entenda a Epicondilite, popularmente conhecida como dor no cotovelo.

A epicondilite é a causa mais comum de dor no cotovelo em adultos, e leva milhares de pessoas anualmente aos consultórios médicos. A estimativa é que cerca de um milhão de novos casos* surjam todos os anos nos Estados Unidos. Um número bastante expressivo.

Encontramos as primeiras descrições desta doença na literatura germânica de 1873, feitas por um autor chamado Runge. Um século mais tarde, em 1882, o pesquisador Morris retratou uma condição dolorosa do cotovelo que acometia jogadores de tênis de grama, a qual denominou “lawn tennis arm” (braço do tênis de gramado). A patologia passou, após alguns estudos, a ser mundialmente conhecida como “tennis elbow” (cotovelo de tenista). Começavam ai os estudos para o entendimento da epicondilite.

Compatilhar:

Fratura de clavícula

Fraturas, Lesões do esporte, Os ossos, Trauma Por 6 de dezembro de 2015 Tags: , , , 138 Comments

Tudo o que Você Precisa Saber sobre a Fratura de Clavícula – Fácil e Rápido!

A fratura de clavícula é uma lesão comum em indivíduos jovens, especialmente nos praticantes de esportes e atividades com risco de queda em alta velocidade. Muito frequente em acidentes de moto, queda de bike ou skate, ou esportes de contato (hockey, rugby ou futebol americano).

Há uma diferença importante entre homens e mulheres. A incidência é alta em indivíduos do sexo masculino com menos de vinte anos e em idosos. Já com relação ao sexo feminino, apesar de pouco mais comum em adolescentes e senhoras, não há uma variação tão grande entre as faixas etárias.

Compatilhar:
Luxacao acromioclavicular

Luxação acromioclavicular

As articulações, Lesões do esporte, Luxações, Os ligamentos, Prevenção de lesões Por 23 de novembro de 2015 Tags: , , , 11 Comments

Muitas pessoas sofrem com a luxação acromioclavicular! Veja aqui se você é uma delas.

luxação acromioclavicular poderia ser chamada de luxação da clavícula, pois é a porção lateral deste osso que “sai do lugar”. Essa parte lateral da clavícula junta-se com o acrômio (osso que dá formato ao contorno do ombro) e constitui a articulação acromioclavicular. A rotura dos ligamentos desta articulação quando caímos sobre o ombro gera essa luxação.

Compatilhar: