Browsing Category

Prevenção de lesões

Tendinite: entenda de uma vez por todas!

Informações aos pacientes, O Tendão, Prevenção de lesões Por 27 de outubro de 2016 Tags: , , , , , , , No Comments

O que é a tendinite?

A tendinite é uma doença muito comum, caracterizada pela inflamação do tendão. Os sintomas iniciais são dor, calor e inchaço no local acometido, e em casos mais avançados pode levar a perda de força para a execução de simples tarefas. Um movimento muito simples como escrever, digitar, ou segurar um copo d’agua pode ser extremamente penoso de ser executado.

A tendinite pode provocar muita dor e, dependendo do estágio da doença, causar perda de força, inchaço, atrofias, rigidez e até mesmo incapacidade do uso do membro afetado.

Quem costuma sofrer de tendinites?

Compatilhar:
quedas em idosos

Quedas em idosos

Cuidado com o idoso, Fraturas, Prevenção de lesões Por 24 de junho de 2016 Tags: , , , , , , , 4 Comments

Neste período do ano, celebramos a Semana Mundial de Prevenção as Quedas em Idosos. Essa síndrome, principalmente se acompanhada de fraturas, é possivelmente o pior evento que o idoso pode sofrer.

Que tal entender melhor o que é, quais as consequências e principalmente: como prevenir a síndrome de quedas em idosos?

Temos no país uma população que envelhece de maneira acelerada, com várias doenças associadas. E as queixas do aparelho locomotor são as mais importantes.  Isso, devido a grave diminuição na capacidade física e nas condições de auto-sustentação, que, embora não sejam as de maior risco, são as que mais comprometem a qualidade de vida das pessoas.

Nos últimos artigos, expliquei a importância de estudarmos e cuidarmos do envelhecimento e

Compatilhar:
envelhecimento muscular

Cuidado com o idoso: Envelhecimento muscular

Cuidado com o idoso, Informações aos pacientes, Prevenção de lesões, Você sabia? Por 20 de maio de 2016 Tags: , , , No Comments

Envelhecimento muscular: como ocorre e o que você pode fazer para evitá-lo.

Na última semana, comecei uma série de artigos para explicar melhor o envelhecimento do aparelho locomotor,  e abri uma enquete para entender o interesse dos leitores dentro desta questão. O envelhecimento muscular recebeu a maioria dos votos. Veja o resultado.

envelhecimento

Resultado da pesquisa de interesse por temas do envelhecimento do aparelho locomotor.

Agradeço às pessoas que participaram da enquete. Fico muito feliz em ser útil e disseminar informação de qualidade! Caso você não tenha lido o primeiro artigo da série, não perca a oportunidade, clique aqui.

Compatilhar:
Cigarro e Lesão do Manguito Rotador

Cigarro e Lesão do Manguito Rotador: o que Você Ainda Não Sabe!

Informações aos pacientes, O Tendão, Osteoporose, Prevenção de lesões, Você sabia? Por 16 de março de 2016 Tags: , , , , , , , , , , , No Comments

O que cigarro e lesão do manguito rotador têm em comum?

Você deve estar interrogando: “Cigarro e lesão do manguito rotador? Nunca ouvi falar disso!”.

O ato de fumar é causa reconhecida de doenças cardiovasculares, pulmonares e alguns canceres. O que poucos sabem é porque e como esses órgãos são afetados. Se você entender os mecanismos pelos quais o tabagismo pode danificar os tecidos, ficará claro o mal que ele causa.

Para isso, você precisa primeiro de uma aula básica sobre o funcionamento do nosso organismo. Aí vai!

Como os tecidos do nosso corpo se alimentam?

Compatilhar:
epicondilite medial

Epicondilite medial

As articulações, Dor, Informações aos pacientes, Lesões do esporte, O Tendão, Prevenção de lesões Por 18 de fevereiro de 2016 Tags: , , , , , , , , , 2 Comments

Você sente dor no cotovelo? Não a ignore. Pode ser epicondilite medial.

Hoje, você irá conhecer o segundo tipo de epicondilite: a epicondilite medial.

Há algumas semanas, iniciei uma sequência de três posts para explicar a causa mais comum de dor no cotovelo em adultos: a epicondilite (clique aqui para ver o primeiro post sobre o tema). A única diferença entre a epicondilite lateral e a medial é o grupo de tendões acometidos. Vou explicar abaixo:

Epicondilite medial

A epicondilite medial foi descrita inicialmente como “cotovelo de golfista”, mas não acomete apenas os praticantes desta modalidade esportiva. Trata-se de uma entidade seis a dez vezes menos comum que a epicondilite lateral, o que não significa que seja rara.

Compatilhar:
epicondilite lateral

Epicondilite lateral

As articulações, Dor, Informações aos pacientes, Lesões do esporte, O Tendão, Prevenção de lesões Por 31 de janeiro de 2016 Tags: , , , , , No Comments

A epicondilite lateral é, sem dúvida nenhuma, uma das doenças mais comuns em consultório ortopédico, especialmente em consultas com especialistas em cotovelo.

Já falamos um pouco sobre a epicondilite no artigo anterior (veja aqui). E vale lembrar de um ponto importante para que entenda melhor este artigo.

Sabemos que ela pode acometer duas regiões principais do cotovelo, a depender do grupamento musculo-tendíneo acometido:

  1. lateral: extensores do punho e dedos, e supinador do antebraço.
  2. medial: flexores do punho e dedos, e pronador do antebraço.

Neste post, falarei exclusivamente da porção lateral, a mais acometida de todas.

Epicondilite lateral, a causa mais comum de dor no cotovelo em adultos

Compatilhar:

Tratamento da Capsulite Adesiva

As articulações, Dor, Informações aos pacientes, Prevenção de lesões, Recuperação Por 13 de janeiro de 2016 Tags: , , , 36 Comments

Atendendo a pedidos, esclareço porque o tratamento da capsulite adesiva deve ser feito de maneira cuidadosa.

Que atenção devemos ter com o tratamento da capsulite adesiva? Eu explico!

No post anterior ensinei o que é esta doença. Contei em detalhes tudo sobre os sintomas, qual a importância, quem tem maior risco de contraí-la e como é feito o diagnóstico. Caso você ainda não tenha lido, clique aqui e se informe melhor.

Agora irei detalhar as formas de prevenção, os tratamentos disponíveis e quais as possíveis sequelas desta doença.

Há como prevenir a capsulite adesiva?

Compatilhar:

Posso tentar colocar o ombro no lugar?

As articulações, Fraturas, Luxações, Prevenção de lesões Por 13 de dezembro de 2015 Tags: , , , , , , No Comments

Os 5 Motivos pelos quais Você Não Deve tentar Colocar o Ombro no Lugar.

Aprenda aqui, de forma clara e resumida, exatamente o que você deve ou não fazer em caso de acidentes no ombro. Mais do que isso, as explicações e exemplos citados abaixo irão torná-lo um “expert” em como ajudar uma pessoa que machucou o ombro. Você entenderá facilmente que não se deve tentar colocar o ombro no lugar.

Alguns pontos são muito importantes e você precisa saber:

  • em 99,9% das vezes, o socorro imediato é dado por uma pessoa leiga (no caso você) no local do acidente.
  • mesmo que o resgate venha “voando” para prestar o atendimento inicial, na melhor das hipóteses, o tempo decorrido a partir do chamado de socorro demorará em média entre dez e vinte minutos (lembrando aqui para vocês: 193 – bombeiros).

Por isso é tão importante que você leia esse texto.

Compatilhar:
luxacao acromioclavicular

Luxação acromioclavicular

As articulações, Lesões do esporte, Luxações, Os ligamentos, Prevenção de lesões Por 23 de novembro de 2015 Tags: , , , 2 Comments

Muitas pessoas sofrem com a luxação acromioclavicular! Veja aqui se você é uma delas.

luxação acromioclavicular poderia ser chamada de luxação da clavícula, pois é a porção lateral deste osso que “sai do lugar”. Essa parte lateral da clavícula junta-se com o acrômio (osso que dá formato ao contorno do ombro) e constitui a articulação acromioclavicular. A rotura dos ligamentos desta articulação quando caímos sobre o ombro gera essa luxação.

Compatilhar:

Lesão do manguito rotador

Informações aos pacientes, O Tendão, Prevenção de lesões Por 29 de outubro de 2015 Tags: , , , , , 3 Comments

Muita atenção com a lesão do manguito rotador!

A lesão do manguito rotador é uma doença que acomete os tendões do ombro e podem afetar a qualidade de vida das pessoas. Sabe-se que chega a afetar uma em cada cinco indivíduos entre sessenta e oitenta anos, e mais da metade dos com mais de oitenta anos. Se não tratadas, as dores e as dificuldades de movimentar o braço podem se tornar graves, atrapalhando inclusive as atividades da vida diária como higiene pessoal, troca de roupas e até mesmo o ato de se alimentar.

Compatilhar: