Browsing Category

Os ossos

quedas em idosos

Quedas em idosos

Cuidado com o idoso, Fraturas, Prevenção de lesões Por 24 de junho de 2016 Tags: , , , , , , , 4 Comments

Neste período do ano, celebramos a Semana Mundial de Prevenção as Quedas em Idosos. Essa síndrome, principalmente se acompanhada de fraturas, é possivelmente o pior evento que o idoso pode sofrer.

Que tal entender melhor o que é, quais as consequências e principalmente: como prevenir a síndrome de quedas em idosos?

Temos no país uma população que envelhece de maneira acelerada, com várias doenças associadas. E as queixas do aparelho locomotor são as mais importantes.  Isso, devido a grave diminuição na capacidade física e nas condições de auto-sustentação, que, embora não sejam as de maior risco, são as que mais comprometem a qualidade de vida das pessoas.

Nos últimos artigos, expliquei a importância de estudarmos e cuidarmos do envelhecimento e

Compatilhar:
osteoporose

Osteoporose e sua importância no cuidado com o idoso

Cuidado com o idoso, Informações aos pacientes, Os ossos, Osteoporose Por 30 de maio de 2016 Tags: , , , , , , 2 Comments

Osteoporose: o que você ainda não sabe sobre o envelhecimento ósseo.

Hoje explicarei a vocês o que é osteoporose, quais os fatores de risco e medidas de prevenção, além da importância e resultado do tratamento.

Trata-se de uma doença oculta e silenciosa, sendo a fratura, na maioria das vezes, sua primeira manifestação. É uma das doenças mais prevalentes do mundo, e a principal causa de fraturas em mulheres com mais de 50 anos e homens após os 70 anos.

Compatilhar:
envelhecimento

Cuidado com o idoso: Envelhecimento do aparelho locomotor

Artrose ou Desgaste, As articulações, Cuidado com o idoso, Os ossos, Osteoporose Por 12 de maio de 2016 Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , 3 Comments

Já notou como o envelhecimento afeta o aparelho locomotor?

O processo de envelhecimento causa muitas alterações ao aparelho locomotor com o passar dos anos. Faz parte da nossa visão de idoso a presença de limitações nos ossos, músculos e articulações e isso tem um motivo.

assentos reservados envelhecimento

Observe esta imagem e entenda a importância do que estou dizendo. As dificuldades de locomoção, as dores nas articulações, a perda do tônus muscular e a deformidade da coluna vertebral são os sinais mais visíveis da velhice.

Além disso, como o critério de saúde entre os idosos está muito mais relacionado as condições de autonomia e independência do que à presença de doenças crônicas, podemos afirmar que

as doenças do aparelho locomotor são as que mais afetam a saúde dos idosos.

Compatilhar:
Cigarro e Lesão do Manguito Rotador

Cigarro e Lesão do Manguito Rotador: o que Você Ainda Não Sabe!

Informações aos pacientes, O Tendão, Osteoporose, Prevenção de lesões, Você sabia? Por 16 de março de 2016 Tags: , , , , , , , , , , , 2 Comments

O que cigarro e lesão do manguito rotador têm em comum?

Você deve estar interrogando: “Cigarro e lesão do manguito rotador? Nunca ouvi falar disso!”.

O ato de fumar é causa reconhecida de doenças cardiovasculares, pulmonares e alguns canceres. O que poucos sabem é porque e como esses órgãos são afetados. Se você entender os mecanismos pelos quais o tabagismo pode danificar os tecidos, ficará claro o mal que ele causa.

Para isso, você precisa primeiro de uma aula básica sobre o funcionamento do nosso organismo. Aí vai!

Como os tecidos do nosso corpo se alimentam?

Compatilhar:

Posso tentar colocar o ombro no lugar?

As articulações, Fraturas, Luxações, Prevenção de lesões Por 13 de dezembro de 2015 Tags: , , , , , , 1 Comment

Os 5 Motivos pelos quais Você Não Deve tentar Colocar o Ombro no Lugar.

Aprenda aqui, de forma clara e resumida, exatamente o que você deve ou não fazer em caso de acidentes no ombro. Mais do que isso, as explicações e exemplos citados abaixo irão torná-lo um “expert” em como ajudar uma pessoa que machucou o ombro. Você entenderá facilmente que não se deve tentar colocar o ombro no lugar.

Alguns pontos são muito importantes e você precisa saber:

  • em 99,9% das vezes, o socorro imediato é dado por uma pessoa leiga (no caso você) no local do acidente.
  • mesmo que o resgate venha “voando” para prestar o atendimento inicial, na melhor das hipóteses, o tempo decorrido a partir do chamado de socorro demorará em média entre dez e vinte minutos (lembrando aqui para vocês: 193 – bombeiros).

Por isso é tão importante que você leia esse texto.

Compatilhar:

Fratura de clavícula

Fraturas, Lesões do esporte, Os ossos, Trauma Por 6 de dezembro de 2015 Tags: , , , 169 Comments

Tudo o que Você Precisa Saber sobre a Fratura de Clavícula – Fácil e Rápido!

A fratura de clavícula é uma lesão comum em indivíduos jovens, especialmente nos praticantes de esportes e atividades com risco de queda em alta velocidade. Muito frequente em acidentes de moto, queda de bike ou skate, ou esportes de contato (hockey, rugby ou futebol americano).

Há uma diferença importante entre homens e mulheres. A incidência é alta em indivíduos do sexo masculino com menos de vinte anos e em idosos. Já com relação ao sexo feminino, apesar de pouco mais comum em adolescentes e senhoras, não há uma variação tão grande entre as faixas etárias.

Compatilhar:

Fratura do úmero proximal

Fraturas, Osteoporose, Trauma Por 8 de setembro de 2015 Tags: , , , , 1 Comment

A fratura do úmero proximal exige atenção!

Uma das fraturas mais comuns no ombro é a fratura do úmero proximal. Ela acomete a porção superior do braço. Nós, especialistas, a chamamos de Fratura do Úmero Proximal.

O risco de sofrer essa fratura por uma causa simples, como queda e consequente apoio com as mãos, aumenta com a idade. A grande maioria acontece em mulheres

Compatilhar: