Browsing Category

As articulações

ombro do atleta

Ombro do atleta – lesões no esporte

Informações aos pacientes, Lesões do esporte, Luxações Por 29 de agosto de 2016 Tags: , , , , , 2 Comments

Muitos consideram vilões do ombro do atleta esportes como natação, voleibol, handebol, tenis, beisebol e rugby. Responsáveis pelos inúmeros afastamento dos treinos ou mesmo das competições, as lesões podem ser evitadas caso as medidas de prevenções e diagnóstico precoce sejam aplicadas.

Entenda quais as lesões e esportes que acometem o ombro do atleta

Segundo a American Medical Association, podemos dividir os esportes em de contato (boxe, futebol, handebol, basquetebol etc) e de não-contato (tenis, natação, golfe, levantamento de peso, lançamento de disco, beisebol

Compatilhar:
levantamento de peso

Levantamento de peso olímpico – lesões no esporte

Artrose ou Desgaste, As articulações, Lesões do esporte, Luxações Por 13 de agosto de 2016 Tags: , , , No Comments

O levantamento de peso olímpico e as lesões no esporte: você vai se surpreender!

Muitos imaginam que o levantamento de peso olímpico é uma modalidade esportiva que causa muitas lesões, principalmente na coluna, certo? Errado!

As lesões neste esporte incidem em cerca de 30% dos atletas, e são na sua grande maioria das vezes articulares.

Compatilhar:
artrose

Artrose, o envelhecimento das articulações

Artrose ou Desgaste, As articulações, Cuidado com o idoso Por 13 de junho de 2016 Tags: , , , , , , , 2 Comments

A artrose é o processo de desgaste das articulações, e se manifesta inicialmente por lesão da cartilagem, tecido este que encapa o osso e serve para diminuir o atrito entre eles.

Nos últimos posts falei sobre o envelhecimento do aparelho locomotor, envelhecimento ósseo e sobre o envelhecimento dos músculosHoje darei atenção ao envelhecimento das articulações. Clique nos links acima caso ainda não tenha visto os posts anteriores.

O processo é complexo e envolve degeneração progressiva de todas as estruturas articulares, incluindo superfície óssea, ligamentos, meniscos, sinóvia, labrum, cápsula articular etc. Assim, não acontece por um machucado exclusivo da cartilagem, mas também de tecidos dentro e ao redor das “juntas”, e por isso mesmo qualquer tipo de lesão ou cirurgia na articulação eleva o risco de desenvolvimento de artrose.

Compatilhar:
envelhecimento

Cuidado com o idoso: Envelhecimento do aparelho locomotor

Artrose ou Desgaste, As articulações, Cuidado com o idoso, Os ossos, Osteoporose Por 12 de maio de 2016 Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , 3 Comments

Já notou como o envelhecimento afeta o aparelho locomotor?

O processo de envelhecimento causa muitas alterações ao aparelho locomotor com o passar dos anos. Faz parte da nossa visão de idoso a presença de limitações nos ossos, músculos e articulações e isso tem um motivo.

assentos reservados envelhecimento

Observe esta imagem e entenda a importância do que estou dizendo. As dificuldades de locomoção, as dores nas articulações, a perda do tônus muscular e a deformidade da coluna vertebral são os sinais mais visíveis da velhice.

Além disso, como o critério de saúde entre os idosos está muito mais relacionado as condições de autonomia e independência do que à presença de doenças crônicas, podemos afirmar que

as doenças do aparelho locomotor são as que mais afetam a saúde dos idosos.

Compatilhar:
artroscopia do ombro

Artroscopia do ombro: tecnologia no tratamento das lesões articulares

As articulações, Cirurgias, Informações aos pacientes, Lesões do esporte, Você sabia? Por 29 de abril de 2016 Tags: , , , , , 2 Comments

A artroscopia do ombro é uma técnica moderna e minimamente invasiva no tratamento de diversas patologias

A artroscopia do ombro é uma técnica cirúrgica inovadora no tratamento dos problemas desta articulação. Trata-se de um avanço da ciência muito importante, um verdadeiro marco na história da ortopedia mundial. Com o uso da artroscopia foi possível diagnosticar doenças ortopédicas articulares antes desconhecidas, bem como avançar e modernizar as formas de tratamento de muitas outras.

Compatilhar:
epicondilite medial

Epicondilite medial

As articulações, Dor, Informações aos pacientes, Lesões do esporte, O Tendão, Prevenção de lesões Por 18 de fevereiro de 2016 Tags: , , , , , , , , , 2 Comments

Você sente dor no cotovelo? Não a ignore. Pode ser epicondilite medial.

Hoje, você irá conhecer o segundo tipo de epicondilite: a epicondilite medial.

Há algumas semanas, iniciei uma sequência de três posts para explicar a causa mais comum de dor no cotovelo em adultos: a epicondilite (clique aqui para ver o primeiro post sobre o tema). A única diferença entre a epicondilite lateral e a medial é o grupo de tendões acometidos. Vou explicar abaixo:

Epicondilite medial

A epicondilite medial foi descrita inicialmente como “cotovelo de golfista”, mas não acomete apenas os praticantes desta modalidade esportiva. Trata-se de uma entidade seis a dez vezes menos comum que a epicondilite lateral, o que não significa que seja rara.

Compatilhar:
epicondilite lateral

Epicondilite lateral

As articulações, Dor, Informações aos pacientes, Lesões do esporte, O Tendão, Prevenção de lesões Por 31 de janeiro de 2016 Tags: , , , , , No Comments

A epicondilite lateral é, sem dúvida nenhuma, uma das doenças mais comuns em consultório ortopédico, especialmente em consultas com especialistas em cotovelo.

Já falamos um pouco sobre a epicondilite no artigo anterior (veja aqui). E vale lembrar de um ponto importante para que entenda melhor este artigo.

Sabemos que ela pode acometer duas regiões principais do cotovelo, a depender do grupamento musculo-tendíneo acometido:

  1. lateral: extensores do punho e dedos, e supinador do antebraço.
  2. medial: flexores do punho e dedos, e pronador do antebraço.

Neste post, falarei exclusivamente da porção lateral, a mais acometida de todas.

Epicondilite lateral, a causa mais comum de dor no cotovelo em adultos

Compatilhar:

Tratamento da Capsulite Adesiva

As articulações, Dor, Informações aos pacientes, Prevenção de lesões, Recuperação Por 13 de janeiro de 2016 Tags: , , , 36 Comments

Atendendo a pedidos, esclareço porque o tratamento da capsulite adesiva deve ser feito de maneira cuidadosa.

Que atenção devemos ter com o tratamento da capsulite adesiva? Eu explico!

No post anterior ensinei o que é esta doença. Contei em detalhes tudo sobre os sintomas, qual a importância, quem tem maior risco de contraí-la e como é feito o diagnóstico. Caso você ainda não tenha lido, clique aqui e se informe melhor.

Agora irei detalhar as formas de prevenção, os tratamentos disponíveis e quais as possíveis sequelas desta doença.

Há como prevenir a capsulite adesiva?

Compatilhar:

Capsulite Adesiva (ombro congelado)

As articulações, Dor Por 7 de janeiro de 2016 Tags: , , , , , , 4 Comments

Você sofre de diabetes, problemas de tireóide ou dores no ombro? Explico aqui em 4 etapas tudo para que você entenda sobre a capsulite adesiva e como ela pode prejudicá-lo.

A capsulite adesiva é uma causa muito importante de dor no ombro. Também chamada de “ombro congelado”, tem como critério diagnóstico primordial a rigidez articular (congelamento).

Há duas formas da doença: a primária e a secundária. A primeira ocorre em pessoas sem problemas no ombro e que subitamente passam a sentir dor e diminuição progressiva dos movimentos. A causa é desconhecida, mas é mais comum em quem sofre de diabetes ou doenças da tireóide. Acreditamos que é por esse motivo que as mulheres com mais de quarenta anos são as mais afetadas.

A forma secundária ocorre em pessoas com problemas no ombro como bursite, tendinite, lesão do manguito rotador, fraturas no ombro e em pós-operatórios desta articulação.

Conheça aqui as mais modernas técnicas de cirurgia das articulações do ombro e do cotovelo.

Se você se enquadra em alguma dessas doenças, leia este texto agora mesmo!

Compatilhar:

Posso tentar colocar o ombro no lugar?

As articulações, Fraturas, Luxações, Prevenção de lesões Por 13 de dezembro de 2015 Tags: , , , , , , No Comments

Os 5 Motivos pelos quais Você Não Deve tentar Colocar o Ombro no Lugar.

Aprenda aqui, de forma clara e resumida, exatamente o que você deve ou não fazer em caso de acidentes no ombro. Mais do que isso, as explicações e exemplos citados abaixo irão torná-lo um “expert” em como ajudar uma pessoa que machucou o ombro. Você entenderá facilmente que não se deve tentar colocar o ombro no lugar.

Alguns pontos são muito importantes e você precisa saber:

  • em 99,9% das vezes, o socorro imediato é dado por uma pessoa leiga (no caso você) no local do acidente.
  • mesmo que o resgate venha “voando” para prestar o atendimento inicial, na melhor das hipóteses, o tempo decorrido a partir do chamado de socorro demorará em média entre dez e vinte minutos (lembrando aqui para vocês: 193 – bombeiros).

Por isso é tão importante que você leia esse texto.

Compatilhar: